back to top
23/11/2024 — 11:45
  (Horário de Brasília)

Operação Camarão Rosa, da Polícia Federal, apreende farta quantidade de pescado ilegal na Região dos Lagos

Foram apreendidas duas embarcações que, somadas, carregavam cerca de 60 toneladas de cavalinha pescadas de maneira ilegal. Os respectivos donos foram presos em flagrante e multados em mais de 2 milhões de reais

Compartilhe

Nesta sexta-feira (24), a Polícia Federal deflagrou a Operação Camarão Rosa, em conjunto com o ICMBIO e o IBAMA, na Região dos Lagos.  A ação visa o combate à pesca predatória do Camarão Rosa, espécie que se encontra no período de defeso, além de coibir a pesca ilegal e fiscalizar o turismo náutico nos limites da Reserva Extrativista Marinha do Arraial do Cabo.

Durante as diligências, as equipes abordaram duas embarcações e observaram que, em ambas, havia expressiva quantidade de pescado da espécie cavalinha nos porões. A pesca foi realizada de forma ilegal, em razão do período de defeso. Posteriormente, foi constatado que a quantidade encontrada de pescado totalizava cerca de 60 toneladas de cavalinha.

Os respectivos donos dos barcos foram presos em flagrante e conduzidos ao Posto da Polícia Federal em Cabo Frio para os procedimentos de praxe, além de terem sido multados em R$ 2.446.800,00. As embarcações e seus petrechos de pesca foram apreendidos, assim como o pescado, que foi doado para diversas instituições de caridade e comunidades carentes de todos os municípios da Região dos Lagos.

Nas imagens, é possível ver o momento da abordagem das equipes – nas duas prisões em flagrante distintas -, parte do pescado ainda se encontrava nas redes utilizadas para a pesca ilegal e, portanto, foi solta de volta na natureza.

Como não chegaram a ser pesados e contabilizados, esses peixes não estão incluídos no total de 60 toneladas de cavalinha recuperadas no âmbito da operação.

A operação, entitulada “Camarão Rosa”, faz referência a duas espécies de camarão que se encontram no período de defeso, que ocorre de 28 de janeiro a 30 de abril.

Sabrina Sá
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo