A obra de modernização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Praia do Siqueira, em Cabo Frio, avançou nesta quarta-feira (5) com a concretagem da laje de fundo de um dos novos decantadores da unidade.
A operação contou com mais de 50 trabalhadores, seis caminhões betoneira e a aplicação de 195 metros cúbicos de concreto em uma área de 615 metros quadrados. A atividade foi realizada durante oito horas de trabalho contínuo. Segundo o gerente de Engenharia da Prolagos, Iran Correa, a etapa faz parte do cronograma de ampliação da estação.
“A laje de fundo é a base de toda a estrutura do novo decantador. É uma etapa que exige planejamento rigoroso e execução contínua para garantir a integridade da estrutura e a durabilidade do equipamento. Concluir essa fase significa dar um passo importante para a entrega de uma estação mais moderna, eficiente e preparada para o futuro”, afirmou.
A modernização da ETE Praia do Siqueira inclui a construção de dois novos decantadores, a implantação de equipamentos da etapa preliminar do tratamento, responsáveis pela remoção de areia, gordura e resíduos sólidos, além da execução de novos tanques de aeração, utilizados no processo biológico de tratamento do esgoto.
Após a conclusão da etapa civil, a obra seguirá para a instalação dos sistemas eletromecânicos, que incluem o sistema de aeração por difusores e as unidades de adensamento e desidratação de lodo.
Com a conclusão da modernização, a unidade terá a capacidade média de tratamento ampliada em 50%, passando a tratar cerca de 400 litros de esgoto por segundo. A estação também passará a operar com tratamento em nível terciário, com maior remoção de poluentes e atuação na proteção ambiental da Lagoa de Araruama.
Investimentos em saneamento
A modernização da ETE Praia do Siqueira faz parte do pacote de investimentos da Prolagos nos municípios atendidos pela concessionária na Região dos Lagos. Segundo a empresa, são mais de R$ 450 milhões destinados à ampliação e modernização dos sistemas de saneamento.
Na unidade de Cabo Frio, o investimento previsto é de quase R$ 110 milhões. A Prolagos também realiza a modernização da ETE Jardim Esperança, com ações voltadas para a ampliação da infraestrutura de esgotamento sanitário na região.









