SEM FOLIA/ Cidades da Região dos Lagos se preparam para o período de Carnaval na pandemia

Em meio à pandemia do coronavírus, cidades buscam ações para evitar aglomerações e festas


Originalmente prevista para acontecer entre os dias 13 e 16 de fevereiro, a comemoração do carnaval de 2021 foi cancelada em todo o país por conta da pandemia de Covid-19. Mesmo sem os quatro dias de folia, a Região dos Lagos se torna um destino muito procurado por turistas em feriados prolongados como este. Para evitar aglomerações e proteger a saúde de moradores e visitantes, as cidades se preparam para o período.

Em Cabo Frio, os festejos carnavalescos que geram aglomeração estão proibidos. Para fiscalizar e coibir os abusos, a Prefeitura vai colocar todo o efetivo nas ruas. A partir deste sábado (13), equipes da Guarda Civil Municipal – Ronda Ostensiva Municipal (Romu), do Grupamento de Trânsito e da Guarda Marítima Ambiental – estarão focadas no ordenamento da cidade e no apoio às operações da Fiscalização de Posturas e da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento. O município vai receber também, reforço do governo do Estado, que a partir desta sexta (12) vai enviar 165 policiais militares para dar mais robustez à tropa do 25º Batalhão da Policia Militar, no período do Carnaval. Os agentes vão combater o uso de caixas de som nas praias e demais zonas urbanas para evitar a poluição sonora.  

As festas, bailes e blocos carnavalescos também estão proibidos. Equipes da Prefeitura estão fazendo monitoramento nas redes sociais para catalogar todos os anúncios de eventos clandestinos. “O decreto em vigência proíbe a realização de festas e eventos que gerem aglomeração de pessoas, sejam eles em barcos ou lanchas, bares, barracas, quiosques, casas, clubes ou nas ruas. Já avisamos de antemão, se os organizadores insistirem serão penalizados, pois os fiscais vão acabar com a festa”, afirmou o secretário-adjunto de Turismo.Para denunciar a ocorrência de eventos clandestinos, basta o cidadão enviar mensagem para o número (22) 98181-2868, mandando o endereço de onde a festa está ocorrendo e fotos.

Em nota oficial, divulgada nas redes sociais, a Associação dos Blocos e Atividades Carnavalescas (Abaccaf) cancelou os desfiles dos blocos por conta da pandemia e também do decreto em vigência.  A maior festa a céu aberto do mundo puxa entre 500 e 600 mil pessoas em média, em Cabo Frio.

A Prefeitura de Arraial do Cabo suspendeu as comemorações do Carnaval 2021 na cidade. O Decreto publicado para o período proíbe, entre os dias 12 e 21 de fevereiro, a realização de festas e eventos comemorativos públicos ou privados, que causem aglomerações. De acordo com a decisão, também estão proibidos, por exemplo, blocos, desfiles, trios elétricos e caixa de som portátil. O Decreto proíbe ainda, durante os dias de Carnaval, a modalidade "day use" de ônibus de turismo, micro ônibus e vans. 

O Decreto aumenta a fiscalização do uso do espaço público comum por barracas de praia e quiosques, que devem seguir o protocolo sanitário e evitar aglomerações. O descumprimento do Decreto pode gerar multa de 300 a 5 mil UFM em caso de pessoa física e 1 mil a 10 mil UFM pessoa jurídica. Durante os quatro dias do Carnaval a Secretaria Municipal de Segurança Pública vai pôr todo o seu efetivo na rua. O reforço já começará a partir desta quinta-feira  (11). 

O Decreto também limitou em 70% a capacidade dos meios de hospedagem do Município e também limitou em 70% a quantidade de passageiros nos barcos de passeio. Restaurantes, bares, quiosques, choperias, ambulantes, centros comerciais e congêneres podem funcionar até a meia-noite. Música ao vivo nos estabelecimentos somente será permitida até 23h. Já a emissão de QR Code está proibida das 6h às 14h do mesmo dia.

 

Na cidade de Armação dos Búzios, a Guarda Civil Municipal estará pronta para atuar, a partir da sexta-feira (12), com todo o aparato necessário para que o período passe sem maiores problemas.Com a chegada do feriado, as barreiras terão um aumento de 50% no efetivo com barreiras volantes, que irão atuar em pontos e horários estratégicos para inibir a entrada de pessoas que não possuam a documentação necessária para acessar o balneário.

 

O Gabinete de Crise da Prefeitura de São Pedro da Aldeia decidiu que não haverá programação festiva durante a semana de Carnaval. Mesmo assim, o Governo analisa medidas pertinentes. Prevendo o aumento do fluxo de pessoas no município, comum a essa época do ano, a Secretaria de Segurante e Ordem Pública alinhou o planejamento desenvolvido para o período com as equipes da pasta, que trabalharão em regime de escala extra visando reforçar o efetivo.

A secretaria já encaminhou ofícios à Polícia Rodoviária Estadual (BPRV) e ao Departamento de Estradas de Rodagens (DER) solicitando reforços no ordenamento e controle do trânsito nas rodovias que cortam o município (RJ-106 e RJ-140). Também foi encaminhado um ofício ao 25º Batalhão de Polícia Militar solicitando a ampliação do efetivo para a segurança pública durante a semana de carnaval.

Eventos com a presença de público, que envolvam aglomeração de pessoas, ainda que previamente autorizados, seguem proibidos. Já o uso de máscara facial continua obrigatório.

Além disso, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia decretou ponto facultativo nas repartições municipais na segunda-feira (15). Na terça (16) não haverá expediente devido ao feriado de Carnaval. Na quarta-feira (17), o início do funcionamento das repartições será ao meio-dia. 

A prefeitura ressalta que os serviços essenciais e emergenciais, como saúde, segurança e limpeza urbana, não serão afetados. O atendimento no Pronto-socorro Municipal e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) será mantido.

 

Em Iguaba Grande, o Decreto Municipal N.º 1956, assinado nesta quarta-feira (10), suspende a realização de festas e eventos de carnaval em todo território do município. De acordo com a decisão, ficam suspensos eventos comemorativos, incluindo prévias carnavalescas, blocos, veículos equipados com som, shows e similares. Ficou determinado o reforço da fiscalização quanto à proibição dos eventos e aglomerações, bem como quanto à obrigatoriedade do uso de máscara. Caso seja descumprido, o infrator estará a pena de multa.

O decreto municipal em vigor em Araruama proíbe aglomeração. No período de carnaval, a fiscalização será reforçada pela Guarda Civil, Defesa Civil e fiscalização, com apoio da polícia militar. O município decretou também, que não haverá ponto facultativo na segunda- feira (15) e quarta-feira (17) de carnaval.

 

Em Macaé, no período entre meia-noite do dia 12 de fevereiro e 6h do dia 22 de fevereiro estão proibidas manifestações carnavalescas, que possam gerar aglomeração de pessoas. A determinação está no decreto nº 033/2021, assinado nesta última sexta-feira (5) pelo prefeito Welbert Rezende.

O decreto estabelece a proibição da realização de concentrações e desfiles de agremiações e blocos carnavalescos, inclusive atividades recreativas que apresentem características comuns a blocos carnavalescos em áreas públicas, casas de festas, bares, clubes, hotéis, pousadas, restaurantes e locais similares, que tenham ou não venda de ingressos, que possam gerar aglomeração de pessoas. Também não é permitida, a concessão, pelos órgãos municipais competentes, de autorização para comércio ambulante temporário e de licenciamento transitório para a realização de quaisquer eventos de blocos carnavalescos.

O decreto também prevê a proibição da entrada de ônibus e demais veículos de fretamento no Município, exceto aqueles que prestem serviços regulares para funcionários de empresas ou para hotéis, cujos passageiros comprovem, neste caso, reserva de hospedagem.

 

O município de Rio das Ostras trabalha para garantir a população riostrense maior segurança e organização da Cidade neste período de carnaval na pandemia. Nesta quarta-feira (10) a Secretaria de Segurança Pública se reuniu com representantes do 32º Batalhão de Polícia Militar para planejar e alinhar as ações integradas que já começam a acontecer nesta sexta-feira (12).

Uma das ações acertadas foi a colocação de um trailer da Polícia Militar na Orla de Costazul e uma viatura baseada na Orla do Centro, além do reforço de 30 policiais a mais por dia no Município.

 

A Prefeitura de Saquarema decidiu cancelar as festas de carnaval na cidade, além de tomar outras providências para evitar qualquer tipo de aglomeração nas ruas e eventos em espaços públicos e privados nos dias de festividades carnavalescas do ano de 2021.

As equipes de trabalho estarão reforçadas, principalmente nas barreiras sanitárias. Guarda Civil, PROEIS, Fiscalização de Posturas e Agentes de Apoio continuarão atuando, diariamente, 24 horas por dia, nas entradas da cidade, controlando o acesso de todos ao município. A íntegra do Decreto 2091, de 29 de janeiro de 2021, pode ser consultada clicando aqui.

 

Em Maricá, o decreto municipal 652 proíbe a realização de quaisquer atividades relacionadas ao carnaval em espaços públicos. A medida foi tomada em razão de as aglomerações carnavalescas serem vetores do contágio pelo coronavírus e as proibições se aplicam para o período entre a meia-noite de 12 de fevereiro e as 6h do dia 22.

Festas, concentrações e desfiles de agremiações ou blocos carnavalescos não poderão ser realizadas. O decreto proíbe mesmo as atividades recreativas que apresentem características comuns a blocos carnavalescos, bem como quaisquer outras atividades festivas e eventos comemorativos de carnaval em espaços públicos. Para a proibição, o texto considera como atividade festiva ou evento comemorativo qualquer atividade em espaço público que tenha música e bebida (alcoólica ou não) e que reúna mais de cinco pessoas.

Também os eventos em estabelecimentos privados, como bailes carnavalescos, estão proibidos pelo decreto, além do uso de carro de som, carro particular com projeção de som ou qualquer outro aparelho sonoro em áreas públicas. Turistas, que costumam lotar a cidade durante o período do carnaval, deverão repensar seus planos, já que o decreto também veta a entrada de ônibus ou micro-ônibus de turismo na cidade e a realização de acampamentos nas áreas públicas de Maricá.



Corpo de Bombeiros também se prepara para aumento de fluxo de turistas

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMerj) iniciou o reforço de guarda vidas nas praias das Baixadas Litorâneas neste sábado (6) por conta da previsão de aumento do fluxo de turistas na região por causa do Carnaval.

Serão mais de 70 profissionais até 21 de fevereiro nas orlas de cidades como Cabo Frio, Arraial do Cabo, Saquarema, Macaé e Rio das Ostras.

De acordo com a corporação, os militares vão contar com o apoio de quadriciclos, motos aquáticas e botes de resgate.

Em Cabo Frio, o 18º GBM adotou algumas estratégias diferenciadas para prevenir afogamentos, especialmente, entre os turistas que chegam diariamente à cidade em ônibus de excursão. A abordagem preventiva acontece antes mesmo de os banhistas pisarem na areia: a orientação se dá no interior dos veículos que estacionam no terminal local. 

De acordo com o CBMerj, a ação é uma parceria com a secretaria de Mobilidade Urbana e cerca de 1.200 turistas são beneficiados por dia com dicas de como evitar acidentes no mar. Os bombeiros também capacitam guias de turismo, que podem atuar como replicadores das informações sobre os perigos das praias. 

 

Categorias: Carnaval Região dos Lagos

Fotos da notícia




Outras notícias