Corpo de Bombeiros inicia reforço no número de guarda vidas nas praias da região

Ação tem também abordagem preventiva em ônibus de turismo e visa garantir a segurança de banhistas no período do Carnaval em cidades como Cabo Frio, Arraial do Cabo, Saquarema, Macaé e Rio das Ostras


O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMerj) iniciou o reforço de guarda vidas nas praias das Baixadas Litorâneas neste sábado (6) por conta da previsão de aumento do fluxo de turistas na região por causa do Carnaval.

Serão mais de 70 profissionais até 21 de fevereiro nas orlas de cidades como Cabo Frio, Arraial do Cabo, Saquarema, Macaé e Rio das Ostras.

De acordo com a corporação, os militares vão contar com o apoio de quadriciclos, motos aquáticas e botes de resgate.

"O manejo sazonal de recursos humanos e logísticos faz parte de um planejamento estratégico, baseado no aumento da frequência de turistas e na crescente demanda por socorros marítimos neste período", afirma o coronel Cássio Capelli, comandante do Comando de Bombeiros de Área V.

Outras ações

Em Cabo Frio, o 18º GBM adotou algumas estratégias diferenciadas para prevenir afogamentos, especialmente, entre os turistas que chegam diariamente à cidade em ônibus de excursão. A abordagem preventiva acontece antes mesmo de os banhistas pisarem na areia: a orientação se dá no interior dos veículos que estacionam no terminal local. 

De acordo com o CBMerj, a ação é uma parceria com a secretaria de Mobilidade Urbana e cerca de 1.200 turistas são beneficiados por dia com dicas de como evitar acidentes no mar. Os bombeiros também capacitam guias de turismo, que podem atuar como replicadores das informações sobre os perigos das praias. 

"Nosso objetivo é alcançar o maior número possível de pessoas, levando informações sobre cuidados simples, mas que podem salvar vidas", explica o tenente-coronel Torres, comandante do quartel de Cabo Frio.

Categorias: Carnaval Região dos Lagos

Fotos da notícia




Outras notícias