A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session8b5b4ff351f7b4e79cda99561f615c3f0a5a45f1): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (23) | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (23)

Prefeito eleito de Búzios já se reuniu com governador; Colunista de O Globo destaca ligação de Ciro Gomes a José Bonifácio, prefeito eleito em Cabo Frio; Obras à vista em Iguaba Grande; Deixando a casa arrumada em São Pedro da Aldeia; As reflexões da prefeita reeleita de Araruama; Prefeito de Arraial de volta ao batente em meio a polêmica... E muito mais!


COMEÇOU GRANDE

Alexandre Martins (REP), já começou 'grande' em sua estreia como prefeito eleito de Búzios. Nesta segunda-feira (23), ele e seu vice, Miguel Pereira (PL) foram recebidos pelo governador em exercício, Cláudio Castro (PSC), o secretário estadual das Cidades, Uruan Cintra e o assessor especial, Enzo Lorenzi. O futuro secretário de Cultura, Luiz Romano, também participou desse encontro. O republicano já correu para tratar de apoio do Estado ao balneário tão logo assuma o comando da cidade. De cara, conseguiu três importantes suportes: uma ambulância - que será entregue no dia 1º de janeiro; confirmação de entrega de equipamentos por imagem - extremamente necessários no tratamento da Covid e a instalação de uma UPA (tipo 2) na Rasa - cujo terreno já está separado para isso. Alexandre vai iniciar o comando da Prefeitura com números altos de contaminação, por isso se mostra tão importante a antecipação desse movimento junto ao governo estadual. Falando em iniciar comando, nesta terça (24) haverá a primeira reunião com a equipe de transição. Olho no Alexandre! Nesse ritmo acelerado, promete ser um dos prefeitos mais destacados da Região dos Lagos nos próximos quatro anos. A disposição e capacidade de articulação dele sinalizam claramente nesse sentido. 

 

 

 

DESRESPEITO

O fim de semana em Búzios foi de praias lotadas, engarrafamento nas ruas e pessoas sem máscara, aglomeradas, desrespeitando os protocolos de isolamento social impostos pela Covid-19. Uma das imagens que viralizou mostram um barco de passeio saindo lotado, em uma verdadeira festa, enquanto outras diversas pessoas aguardavam o embarque (foto). O que se vê é que pouco adiantou que o município intensificasse as medidas de prevenção por conta do aumento de casos na última semana, já são quase mil confirmados. Em tese, a entrada em Búzios só está permitida mediante documentação que comprove trabalho ou moradia ou, ainda, apresentação de QR Code indicando reserva em algum serviço da cidade. As barreiras estão lá, mas não estão adiantando muito. Aparentemente estão servindo mesmo é para testar a paciência de motoristas que vão e voltam e precisam enfrentar longos períodos de espera para acessar o balneário.

 

 

 

NÃO É BEM ASSIM

No fim de semana, o prefeito eleito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), foi notícia na coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo. O jornalista pontuou que o ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) ligou para todos os candidatos a prefeito do Rio de Janeiro eleitos pelo partido, mas deu destaque ao município de Cabo Frio. Nas palavras do jornal, isso aconteceu porque "em 2018, 74% dos eleitores votaram em Bolsonaro. Nessas eleições, Bonifácio teve 44,75% dos votos e superou o candidato bolsonarista Dr Serginho (REP)". O coordenador-geral da campanha de Bonifácio, Aquiles Barreto (PT) explicou, no entanto, que essa rixa com o bolsonarismo não existe junto a Bonifácio e o que derrotou os outros candidatos à Prefeitura foi, na verdade, uma grande reunião de nomes e de forças, incluindo bolsonaristas assumidos, como é o caso da vice-prefeita eleita, Magdala Furtado (PODE).

 

 

 

DIA BADALADO

Nessas eleições, o PDT, partido de José Bonifácio, conseguiu eleger prefeitos também em Niterói, Japeri e Carmo. Além disso, disputa o 2º turno em Campos dos Goytacazes. Por conta desta campanha na planície goitacá, o prefeito eleito de Cabo Frio esteve na cidade do Norte Fluminense durante esta segunda-feira (23). No fim da manhã, Bonifácio deu uma entrevista à RecordTV Interior RJ, sediada em Campos. Na sequência, participou do ato do pedetista Caio Viana, candidato à Prefeitura no segundo turno, que será realizado neste domingo (29). Já no fim da tarde, Zé voltou a Cabo Frio, onde teve uma reunião para avaliar os assuntos da transição de governo.  Transição essa que estava difícil de se concretizar, viu? Correu à solta à boca miúda que Dr. Adriano (DEM) não queria facilitar a passagem de bastão para José Bonifácio. Porém,oito dias após as eleições, o prefeito atual finalmente entrou em contato com a equipe de Zé para iniciar os pormenores. O prazo para o começo dos trabalhos das equipes de transição, sugerido pelo MPRJ, terminava justamente nesta segunda. 

 

 

 

RÉVEILLON EM CABO FRIO

Outro assunto que vem chamando muita atenção envolvendo Dr. Adriano (DEM) e José Bonifácio (PDT) é uma eventual realização da tradicional festa de réveillon em Cabo Frio. A dúvida tem tirado o sono de boa parte dos comerciantes, que esperam avidamente pela data para faturar um a mais, na expectativa de que a pandemia não estrague os planos para o fim de ano. Quando questionado, o prefeito eleito disse que até 31 de dezembro deste ano todas as decisões em relação à Prefeitura competem única e exclusivamente a Dr. Adriano, que, já há alguns meses, havia informado que não realizaria a festa. Quem esperava alguma mudança, portanto, pode acabar dando com os burros n'água.

 

 

 

'NÃO SE TRATA DE CHORORÔ'

O advogado Cláudio Mansur, de Cabo Frio ingressou com ação no TRE-RJ e na 96ª seção eleitoral, representando mais de 200 candidatos ao cargo de vereador que não conseguiram se eleger pedem a anulação das eleições municipais. Mansur acredita em falha no sistema e que não se trata de "chororô" de perdedor. "No nosso ponto de vista não é choro de perdedor, acreditamos realmente que esse ataque dos hackers danificaram o sistema eleitoral (...) Disse a eles que embora fosse grande a dificuldade em tentar anular uma eleição, eu entendia o motivo deles", contou o advogado, completando que não cobrou pelos honorários. Mas a probabilidade dessa ação prosperar é mínima. "Não vejo nenhuma possibilidade disso acontecer", opinou o advogado craque em direito eleitoral Pedro Canellas. A propósito disso, uma passeata em protesto contra o resultado das urnas em Cabo Frio foi marcada para quarta-feira (25), às 13h, com concentração na esquina das ruas Rui Barbosa com Treze de Novembro, onde fica o cartório eleitoral.

 

 

 

OBRAS À VISTA

Durante conversa por telefone, o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (Cidadania) anunciou que, ainda nesta semana, iniciará duas novas obras na cidade. Uma nova academia da saúde, no bairro Vila Nova, - que já estava programada, esperando apenas o fim do período eleitoral para o início da construção - e a cobertura da quadra de esportes da Escola Municipal Deputado Cláudio Moacyr, que fica em Iguaba Pequena. Sobre os indícios da chegada de uma segunda onda de COVID-19 na região, Vantoil informou que já estão sendo feitas reuniões com a equipe epidemiológica que atua no município visando intensificar a campanha de prevenção à doença, reforçando às pessoas que usem mascaras de proteção, respeitarem o distanciamento social e higienização com álcool em gel. Segundo o prefeito, já há uma grande preocupação com a escalada de casos notada nos últimos dias. Em São Pedro, inclusive, uma internauta relatou que foi à tenda de COVID em Iguaba Grande e conseguiu ser testados: “De fato, aqui [em Iguaba Grande] está funcionando bem”, pontuou o prefeito.

 

 

 

ORGANIZADO E EM DIA

Ele está no final de segundo mandato consecutivo e seu candidato não ganhou, mas nada disso tira o foco do prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho (PP), no que diz respeito à organização e cumprimento de agenda. Chumbinho foi o primeiro na Região dos Lagos a startar a transição de governo dentro do prazo regulado pelo TSE, que são cinco dias úteis após o resultado das eleições. Nesta segunda-feira (23), o ofício com os nomes representando a equipe de transição junto ao prefeito eleito Fábio do Pastel (PODE) foi encaminhado ao gabinete. São eles: Júlia de Souza Rodrigues, Marcel da Silva Mesquita, Luiz Fernando Gomes Júnior, Marcelo Ribeiro de Souza, Maria Márcia Sampaio Fontes e Dr. Peter Samerson.

 

 

 

NÃO PARA NÃO

Ainda de São Pedro da Aldeia, o prefeito Chumbinho Disse que quer entregar a casa arrumada e melhorada para o novo chefe do executivo a partir de 1º de janeiro de 2021. Além de várias obras de melhorias na cidade, a área de saúde também está evoluindo. Nesta segunda-feira (23), ele oficializou a ambulância 24 horas, com equipe de apoio composta por 14 técnicos, seis enfermeiros e quatro motoristas. 

 

 

 

REFLEXÕES DE LÍVIA

O Dossiê de Crimes Raciais, divulgado nos últimos dias pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), apontou uma triste realidade de Araruama. O município é líder na Região dos Lagos quando se trata do número de vítimas de discriminação racial. Em 2019, a delegacia da cidade teve 13 ocorrências. Quatro a mais do que em 2018, quando foram registrados nove casos. Sem comentar o aumento, mas citando o caso do homem negro João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, espancado até a morte por seguranças de um Carrefour em Porto Alegre (RS) na quinta-feira (19), a prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (PP), publicou uma reflexão sobre o racismo. Usando a #VidasNegrasImportam, Lívia questionou "onde está o amor?": "Quando a morte estúpida de um ser humano negro vira palco ideológico por todo o país, é porque estamos muito distantes de uma solução. Onde está o valor da vida? Nada pode justificar a morte!"

 

 

 

DE VOLTA AO BATENTE

Em Arraial do Cabo, o fim de semana prolongado sem barreiras sanitárias deu o que falar. Novamente, a culpa recaiu no prefeito, Renatinho Vianna (REP), com muita gente na internet dizendo que ele abandonou o governo e que teria colocado fim as barreiras como forma de “vingança” por ter perdido a eleição. Pelo telefone, Renatinho disse que não abandonou o governo e que, nesta segunda-feira (23) mesmo, já está no batente desde cedo na Prefeitura. O chefe do Executivo informou que ele saiu da cidade para passar apenas um fim de semana em Lumiar com esposa e filho, mas destacou que decidiu colocar fim às barreiras atendendo ao pedido de comerciantes, empresários e o pessoal do trade turístico que, inclusive, chegaram a fazer protesto na semana retrasada. Renatinho pontuou que os mesmos que ajudaram a promover o protesto, como o vereador eleito Shogum (PSL) e o presidente da Câmara Thiago Fantinha (PSC), hoje fazem politicagem querendo voltar com a barreira sanitária. Renatinho lembrou que a cidade de Arraial do Cabo era a única que ainda mantinha essa barreira sanitária e proibia a entrada de qualquer um na cidade. Fica aqui, então, registrado o posicionamento do prefeito.

 

 

 

MARCELO SAI E ANDINHO CONTINUA

Ainda de Arraial, as notícias são boas para o prefeito eleito Marcelo Magno (SD), mas não tão positivas para o ex-prefeito Andinho Brito, ambos diagnosticados com Covid. Enquanto Marcelo, assintomático, recebeu alta do hospital, o estado de saúde de Andinho piorou e ele teve que ser entubado. A informação foi de um assessor da campanha de Magno. Estimamos que a recuperação do político seja breve.

 

 

 

CONCURSO DA CÂMARA

A Câmara dos Vereadores de Arraial do Cabo informou nesta segunda-feira (23) que já deu início às convocações dos candidatos aprovados no concurso referente ao ano de 2016. Segundo o comunicado da casa, o mesmo foi homologado no dia 11/02/2020, tendo a primeira chamada em 27 de outubro, sendo a publicação mais recente do dia 16 deste mês. Devido a questões orçamentárias, a convocação será feita de forma gradual e Câmara explica que o prazo total é de dois anos para completar o quadro de aprovados no processo seletivo. Mais informações estão na aba “Boletim Oficial” do site oficial do Legislativo cabista.

 

 

 

QUAQUÁ NO CHE

Depois do prefeito reeleito de Maricá, Fabiano Horta (PT), quem também está em tratamento contra o coronavírus é o ex-prefeito da cidade, Washington Quaquá (PT). Mas, ao contrário de Horta, que apresentou sintomas leves e está em isolamento domiciliar, o estado de saúde do vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores é mais delicado. Nesta segunda-feira (23), teve que ser internado após sair o resultado da tomografia, a qual mostrou pneumonia viral, com comprometimento dos pulmões em 25% a 50%. "Vim pro Hospital Che Guevara para fazer respiração mecânica pra 'abrir' o pulmão e fiz medicação extra", postou ele na rede social.

 

 

 

 

SUSPENSÃO PRORROGADA

A Prefeitura de Macaé publicou novo decreto, na sexta-feira (20) prorrogando por mais 7 dias, a partir desta segunda-feira (23), a suspensão das aulas nas redes municipal de ensino, pública e privada, incluindo instituições de ensino superior. O funcionamento das atividades administrativas e pedagógicas nas instituições de ensino públicas e privadas estão autorizadas, desde que não causem aglomeração, e podem acontecer das 10h às 16h. O município, que tem hoje 10.756 casos de Covid-19 confirmados, voltou para a bandeira amarela no fim de semana, o que significa risco moderado de contaminação.

 

 

 

VACINAÇÃO OBRIGATÓRIA

A Alerj vota, nesta terça-feira (24), em discussão única, o projeto de lei 3.258/20, do deputado Luiz Paulo (sem partido), que torna obrigatória a vacinação contra o novo coronavírus no Rio. Caso receba emendas parlamentares, o texto sairá de pauta. O cumprimento da obrigatoriedade será comprovado por atestado de vacinação, emitido pelos serviços públicos e privados da saúde. A apresentação desse atestado pode ser requisito para nomeações em cargos públicos e matrículas nas redes pública e privada de ensino. O atestado de vacinação também poderá ser exigido na contratação de empregados da iniciativa privada, para hospedagem na rede hoteleira e para exercícios de outras atividades a serem definidas pelo Executivo. A recusa injustificada na vacinação de crianças ou adolescentes, por seus pais ou responsáveis, deverá ser comunicada ao Conselho Tutelar. A medida entrará em vigor 30 dias após a disponibilização da vacina no Estado do Rio.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias