BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (19)

Coronavírus: Prefeito de Iguaba edita novo decreto flexibilizando comércio; PF quer que prefeitura de Cabo Frio apresente todos os contratos da Covid-19; Pré-candidato a prefeito de São Pedro com suspeita de coronavírus; Turismo de Arraial começa a traçar planejamento de retorno; TJ autoriza reabertura de comércio em Búzios; Araruama ganha a segunda escola ecológica... E muito mais!


FLEXIBILIZAÇÃO CONSCIENTE

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (Cidadania) anunciou novo decreto (1.911/2020) no início da noite desta sexta-feira (19), que flexibiliza as medidas de quarentena e permite a reabertura de outros segmentos. Estão liberados papelarias, escritórios de profissionais autônomos, serviços de saúde, óticas, armarinho, lojas departamentos, salões, perfumaria, confecção, gráficas, depósitos de bebidas, agências de veículos, academias de ginástica, centros de natação e outros. O horário estabelecido é das 9 às 17 horas, de segunda a sábado. Outros segmentos são extensivos até domingo, como templos religiosos (respeitando a lotação máxima de 30% do espaço, com distanciamento dos assentos de 1,5m entre casa pessoa). A principal novidade é que os maiores de 60 anos e/ou com comorbidades deverão permanecer em casa. Também estão vedadas a realização de eventos e atividades e a permanência das pessoas na faixa de areia da orla. Vale lembrar que continua obrigatório o uso de máscara na rua e comércio. As aulas continuam suspensas.

 

 

 

ESTUDO ANTES DA REABERTURA

Segundo o prefeito de Iguaba, o novo decreto saiu com base em plano de estudo da equipe epidemiológica da Prefeitura "observando, sobretudo, a taxa de ocupação dos leitos, que hoje é de 65%", disse Vantoil Martins. Para tanto, foram estabelecidas três bandeiras: vermelha (igual ou superior a 80%), amarela (igual a 50% e menor que 80%) e verde (inferior a 50%). A reabertura também foi baseada em estudo da equipe epidemiológica, que usou dez indicadores, principalmente taxa de incidência do vírus, taxa de letalidade, testagem na população (quantos tiveram contato com o vírus), monitoramento dos que estão com sintomas, pacientes recuperados. Ou seja, se esses números mudarem para pior, haverá recuo. Hoje Iguaba tem 151 casos confirmados, 92 recuperados, dois paciente internados, 37 em tratamento domiciliar e 20 óbitos. A cidade está, atualmente na bandeira amarela. "A Prefeitura tem preocupação com a saúde da população, mas também espera que todos tomem as medidas de proteção e tenham consciência", frisou Vantoil na live que também teve a participação do vice, Alexandre da Farmácia (PSB), do secretário de  Saúde, Valdeci Júnior, do assessor de Planejamento da secretaria de Saúde, Dr Marcos Vinícius e do procurador-geral do município, Peter Samerson. Veja o anúncio do decreto na íntegra:

 

 

 

 

PF EM CABO FRIO

A propósito da viatura da Polícia Federal na porta da prefeitura de Cabo Frio, nesta quinta-feira (18), divulgado aqui na coluna, conseguimos através de uma fonte saber o motivo. A presença dos agentes foi para entregar um ofício requisitando dados do combate ao coronavírus. Eles deram 24 horas para o município apresentar todos os contratos emergenciais - tanto para compra quanto para aluguel - referente ao enfrentamento à Covid-19. Mesma requisição feita pela Câmara de vereadores e que foi entregue depois de muito tempo e ainda assim, faltando muitos dados. Será que vão entregar?

 

 

 

LIVE COM DUDU

O ex e pré-candidato a prefeito da capital do Rio, Eduardo Paes (DEM) será o entrevistado do pré-candidato a prefeito de Cabo Frio, Aquiles Barreto. Dudu e Aquiles são muito amigos. Vai ser um bate-papo interessante, especialmente porque Eduardo é uma figura divertida e muito popular. Pauta? “O assunto será gestão. Vamos discutir vários aspectos e buscar descobrir ações bacanas que podem servir de modelo para nossa Cabo Frio”, disse o vereador na sua página no Facebook.

 

 

 

 

 

IBASCAF NO #15MINUTOS

Falando em live, o presidente do Ibascaf, Antônio Damique Teixeira será o entrevistado no #15MinutosnoRC da próxima segunda-feira (22). Entre outros assuntos, vai falar sobre o aumento da contribuição previdenciária, as dificuldades por que passa o Instituto e o velho problema dos idosos não serem priorizados no pagamento de salário. Será às 15h, com transmissão pelas fanpages do RC24h e da Rádio Costa do Sol FM.

 

 

 

SUSPEITA DE COVID-19

Depois do prefeito Cláudio Chumbinho (PP) e do ex-vereador Guga de Mica, quem está isolado em casa é o pré-candidato a prefeito de São Pedro da Aldeia, vereador Bruno Costa (MDB). Por enquanto é só suspeita de que ele tenha sido contaminado pelo coronavírus, está aguardando o resultado do teste. 

 

 

 

 

 

 

 

 

TURISMO PÓS PANDEMIA

A secretaria de Turismo de Arraial do Cabo participou de vídeoconferência para planejar medidas de segurança e prevenção para quando a atividade voltar a funcionar na cidade. Participaram o secretário Olavo Carvalho, os diretores da CVC, Bruno Heleno, Aldemir Cavalcanti e Deborah Santos, juntamente com os representantes do trade turístico de Arraial e Búzios, César Fernandes e Márcia Augusta. Além dos protocolos sanitários, foi firmada parceria que visa a valorização dos destinos que adotarem esses procedimentos. A CVC irá divulgar o município como cidade limpa e segura, o que contribuirá muito quando o retorno das atividades turísticas for liberado e os visitantes possam voltar a frequentar a cidade. Vale ressaltar que todas as atividades turísticas seguem suspensas.  

 

 

 

REABERTURA AUTORIZADA

O TJ suspendeu os efeitos da liminar que impedia a reabertura do comércio em Búzios - decisão tomada pelo juiz Raphael Baddini. Conforme o Tribunal, "a decisão do magistrado de Búzios vai na contramão da decisão do Estado do Rio de Janeiro, que vem flexibilizando as medidas de enfrentamento, editando Decretos de retomada gradativa das atividades, assim como o município do Rio de Janeiro e os municípios vizinhos da Região dos Lagos como São Pedro da Aldeia; Arraial do Cabo e Cabo Frio". Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

 

 

 

CHUMBO TROCADO

Um dia depois de ter sido atingida por vários disparos da presidente da Câmara de Búzios, Joice Costa (PP), a vereadora Gladys Nunes (PSC) botou na conta de Joice o atraso na entrega das cestas básicas no balneário. Gladys esteve no local onde são guardados os kits e ficou indignada porque, segundo ela, já eram para todos terem sido entregues. Veja o vídeo:

 

 

 

 

MAIS INAUGURAÇÃO

A prefeita Lívia de Chiquinho (PP) inaugurou a segunda escola totalmente ecológica em Araruama nesta sexta-feira (19), no bairro Areal. A entrega foi online, transmitida pelo Facebook. A unidade leva o nome Menino Robson Júnior, em alusão ao adolescente de 13 anos que morreu assassinado pelo próprio pai em 2017. E não para por aí. A terceira escola 100% ecológica será inaugurada no dia 30 de junho, em Itatiquara.

 

 

 

CRÉDITO EMERGENCIAL

Cinco sessões extraordinárias foram convocadas pela Câmara de Macaé, que acontecerão entre os dias 22 e 26 de junho, às 10h. A pauta será exclusiva para discutir e votar o Projeto de Lei 04/2020, do Executivo, que estabelece o Programa de Crédito Emergencial, direcionado ao micro e pequeno negócio. Diante dos impactos econômicos causados pela pandemia, o Legislativo chegou a um consenso para que a proposta tramite em um espaço mais curto de tempo. Ao todo, o texto original recebeu 26 emendas dos vereadores.

 

 

 

ADIAMENTO DAS ELEIÇÕES

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), confirmou nesta sexta (19), que entre os projetos que devem ser votados na próxima semana está o da PEC de adiamento das eleições municipais e o projeto contra fake news (PL 2.630/2020). Na segunda-feira (22), às 14h, senadores ouvirão representantes do TSE, da OAB, da Confederação Nacional dos Municípios e outras instituições em sessão temática para discutir a PEC 18/2020, que adia o calendário eleitoral. Na terça (23) o texto será submetido à votação, segundo Davi. Senadores estudam adiar as eleições municipais de outubro para novembro. Se o texto for aprovado em dois turnos pelo Senado, seguirá para análise da Câmara dos Deputados.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias