O Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos, em São Pedro da Aldeia, abre neste sábado (9) a nova exposição fotográfica “A Natureza, o Sal e o Homem”, do fotógrafo cabista Francisco Concha. O evento, que é gratuito e aberto ao público, começa às 19h. A mostra resgata o passado e as mudanças da sociedade, dando mutualidade e interdependência ao acervo histórico do Museu, dedicado exclusivamente à cultura do sal e das salinas na Região dos Lagos.
O fotógrafo Francisco Concha faz uma releitura da sua primeira exposição, realizada há 22 anos, intitulada “Salinas de São Pedro, do nascer ao pôr do sol”; cuja edição foi o resultado do seu curso de Fotografia Profissional no Ateliê da Imagem no Rio de Janeiro. Natural de Arraial do Cabo, neto de pescador, teve a infância e a juventude ligadas às paisagens da Região dos Lagos: praias, lagoas, restingas, costões e salinas.
A secretária de Turismo, Claudia Tinoco, falou sobre a nova exposição. “O tema dessa exposição de fotografias vem ao encontro do que estamos trabalhando, o universo diverso do sal e suas metáforas, é uma oportunidade única de conhecer belíssimas imagens e viajar no tempo através da lente do talentosíssimo Francisco Concha”, afirmou.
O Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos está localizado às margens da Rodovia Amaral Peixoto, na altura do bairro Flexeira, próximo à UPA Pediátrica do município.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.