InícioRegião dos LagosArraial do CaboMuseu Castorina Rodrigues Martins expõe peças históricas de navios naufragados em Arraial...

Museu Castorina Rodrigues Martins expõe peças históricas de navios naufragados em Arraial do Cabo

Espaço, que é instalado no Centro Educacional e Cultural Manoel Camargo, fica aberto das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira

O Museu Castorina Rodrigues da Silva, que é uma das atrações do recém-reinaugurado Centro Educacional e Cultural Manoel Camargo, localizado em Arraial do Cabo, iniciou as atividades com uma importante exposição.

Além do motor do Zeppelin K-36, o dirigível usado na 2ª guerra mundial que caiu na ilha do Farol em 1944, estão expostas no museu peças de dois navios naufragados no município, o “Thetis e Dona Paula”. São objetos centenários, encontrados pelo mergulhador Jorginho no fundo do mar, como fechaduras, moedas, pregos e vários outros.

As peças têm um grande valor histórico para o município. Segundo registros oficiais, a fragata “Thetis”, em dezembro de 1830, partiu do Rio de Janeiro para a Inglaterra, e por um erro de cálculo e mau tempo acabou se chocando com a ilha. Ela levava os valores dos impostos cobrados pelo império britânico, além dos bens da tripulação e do próprio navio.

Já a “Dona Paula”, uma fragata da Marinha do Brasil, naufragou em 1827 na Ilha dos Franceses após um combate contra corsários.

O Centro Educacional e Cultural Manoel Camargo fica aberto das 8h às 22h, de segunda a sexta-feira, exceto pelo Museu Castorina Rodrigues Martins, cujo horário de funcionamento é das 8h às 17h.

As peças ficarão expostas para visitação no museu por tempo indeterminado.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo