Durante operação conjunta entre a Enel, policiais civis da 124ª DP, Perícia Criminal do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) e equipes dos núcleos de segurança e perdas da distribuidora, foram identificados furtos de energia em duas casas e uma loja de materiais de construção em Saquarema, nesta quinta-feira (9).
Na loja de materiais de construção, foi encontrada uma ligação direta de três fases que se estendeu para o segundo piso do imóvel, também de responsabilidade da dona do estabelecimento. No caso outra residência, também foi encontrada uma ligação direta em três fases.
O operativo terminou com uma prisão em flagrante e três registros de ocorrência na Polícia. A dona da loja foi conduzida para a 124ª DP e liberada após pagamento de fiança. O dono da residência não estava no local no momento da inspeção e, por isso, foi intimado a prestar depoimento da delegacia.
Além de ser crime, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede, ocasionando interrupção no fornecimento de energia.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).