22/04/2025 — 02:40
  (Horário de Brasília)

Movimento promove debate sobre Lei de Uso do Solo de Cabo Frio nesta quinta (27)

Evento no Malibu Palace Hotel lança campanha contra verticalização e propõe ciclo de palestras sobre infraestrutura urbana

Compartilhe

Acontece nesta quinta-feira (27), às 18h, no Malibu Palace Hotel, um debate público sobre a minuta da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo de Cabo Frio. A atividade marca o início da campanha “Verticalização Não, Infraestrutura Urbana Sim”, que propõe ampliar o tempo de análise da proposta e garantir maior participação popular na definição das diretrizes urbanas do município.

O evento é organizado por moradores e ambientalistas contrários ao atual texto da minuta. Foram convidados o prefeito Dr. Serginho (PL), vereadores, representantes de ONGs, do setor ambiental e da OAB. A reunião é aberta ao público e vai propor uma reflexão sobre os efeitos da verticalização em cidades litorâneas com vocação turística e paisagística, como Cabo Frio.

Inicialmente articulado como uma mobilização contra a verticalização, o grupo decidiu amadurecer o debate após o adiamento do estudo da proposta legislativa. A partir disso, estruturou um ciclo de palestras voltado à análise de temas centrais da infraestrutura urbana local.

A programação inclui duas palestras. O pesquisador Vitor Fernando G. V. Cunha discutirá os impactos ambientais e os efeitos sinérgicos provocados pelos processos de verticalização nas cidades brasileiras, com foco nas áreas litorâneas marcadas pela especulação imobiliária. Em seguida, o professor Juarez Lopes apresentará um panorama sobre o saneamento básico em Cabo Frio, desde a promulgação da Lei Orgânica até a situação atual, analisando os principais desafios enfrentados pelo setor.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias