Moradores do bairro Campo Redondo, em São Pedro da Aldeia, tem que conviver há anos com estrondos causados por explosões na pedreira Basalto. O problema já é antigo e vem de outros governos mas, de acordo com um relato, por volta das 11h desta quinta-feira (27), o barulho passou dos limites e foi ouvido de bairros distantes como Campo Redondo, Jardim Primavera e Centro.
“Minha casa tremeu, eu moro no segundo andar, achei que minha casa ia cair”, disse Kelly Elias. Ela mora na Rua Elevino Elias da Silveira e conta que chegou a ligar na empresa, mas a atendente disse que nada poderia ser feito e afirmou em tom ríspido que o barulho é “normal”. Ela teme que em uma dessas explosões, uma dessas casas venha a desabar.
Nas redes sociais, muitas pessoas reclamam da mesma coisa. Alguns relatam até rachaduras nas paredes das casas, caudadas pelo impacto das explosões.
A pedreira ocupa uma grande área do bairro e em 2021 seu funcionamento foi pauta de audiências públicas que foram adiadas diversas vezes e nada foi solucionado. A redação do Portal Rc24h entrou m contato com a Prefeitura municipal e aguarda um retorno sobre o assunto.