Moradores da cidade de Cabo Frio denunciam a dificuldade que estão enfrentando com o trânsito devido ao fechamento da Rua Goiás, única entrada da Porto Alegre. O bloqueio, realizado pelo parque de diversões Union Center Park, impede o acesso regular dos residentes ao logradouro entre 18h e 23h. A situação, que acontece desde o último dia 3, tem previsão de persistir até o fim do Verão.
Segundo denúncias, as grades colocadas pelo parque, colocadas de 18h às 23h, estariam ‘forçando’ os moradores a utilizar a contramão para acessar a rua, aumentando o risco de acidentes.
A situação, conforme os moradores, levou a constantes reclamações e tentativas de contato com a Superintendência da Guarda Municipal, que apenas neste sábado (25) teria realizado verificação no local. Os denunciantes contam que os agentes teriam informado que o parque possui autorização para o bloqueio, embora a comprovação física desta permissão não tenha sido apresentada.
Teriam dito, ainda, que, entre 18h às 23h, os moradores estariam permitidos a cruzar a contramão.
Os moradores pontuam que o problema não seria a presença do parque, mas sim o fechamento da rua, que “restringe o direito de ir e vir da população”. Uma moradora, inclusive, compartilhou um relato de quando precisou passar pelo logradouro.
“Tentei entrar pelo sentido correto da rua com carro, tive que descer, tirar a grade e ainda reclamaram comigo de estar entrando no sentido correto e alegaram que não coloquei a grade no lugar. Isso não só aconteceu comigo, mas já aconteceu com outros moradores também! Ai fica a pergunta: na rua temos idosos, crianças, enfim, pessoas de todas as idades. Se algo grave acontece? Algum imprevisto? Alguém passa mal e precisa de ambulância? Como passar no desespero com 5 grades barrando a rua?”, contou a moradora.
Diante dos relatos, o Portal RC24h procurou a prefeitura de Cabo Frio e os responsáveis pelo Union Center Park para obter esclarecimentos sobre a autorização do bloqueio e possíveis medidas para resolver os problemas de trânsito provocados pela situação.
Em nota, a prefeitura enviou a seguinte resposta:
“A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, informa que o bloqueio da via ocorre somente durante o horário de funcionamento do parque. A pasta verificou ser necessária a intervenção para evitar futuros acidentes, uma vez que muitas pessoas, incluindo crianças, atravessam de um lado a outro do parque”.
O parque ainda não retornou.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.