back to top
22/11/2024 — 14:08
  (Horário de Brasília)

Moradores da Praia do Siqueira, em Cabo Frio, protestam contra sujeira na Lagoa de Araruama

População fechou a Avenida América Central com pneus e placas na manhã deste sábado (30)

Compartilhe

Na manhã deste sábado (30), antevéspera de Réveillon, moradores e pescadores da Praia do Siqueira, em Cabo Frio, fecharam a Avenida América Central, com pneus e placas, em um ato de protesto. A população alega degradação ambiental e infraestrutural da região e exige resposta do poder público.

As denúncias também mencionam a situação da Praia do Siqueira, que é uma praia lagunar. No caso, os moradores mencionam que o local, atualmente, está repleto de lama, por conta de lançamento de esgoto sem tratamento. A população também destaca falta de água constante e sujeira pelo bairro.

Os manifestantes reivindicam a instalação de uma Estação de Tratamento de Esgoto Terciária para tratar os nutrientes e a remoção do lodo que se acumula no fundo da lagoa. Segundo eles, a ação visa “cessar o que consideram um jogo de mentiras sobre a situação do saneamento básico na região”.

O Portal RC24h entrou em contato com a prefeitura e com a Prolagos, concessionária responsável pelo tratamento de esgoto na região, e aguarda retorno sobre a situação.

Sobre o caso, a prefeitura enviou a seguinte nota:

“A Prefeitura informa que a cidade Cabo Frio foi contemplada pelo Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João (CBHLSJ) com a aprovação de recursos para obras de saneamento no bairro Praia do Siqueira. O valor aprovado foi de R$ 1.710.029,02 e será destinado à continuidade das obras da rede separativa de esgoto, que já foram realizadas parcialmente pela Concessionária Prolagos.

A previsão inicial é que as obras tenham início no segundo semestre de 2024.

Com relação a limpeza e iluminação, a Comsercaf será acionada para verificar a situação”.

Já a Prolagos, em nota, afirmou o seguinte:

“O sistema de esgotamento sanitário da Praia do Siqueira está operando normalmente. A concessionária segue em contato permanente com as autoridades, lideranças comunitárias e associações de moradores para entender as principais demandas e buscar em conjunto melhorias para o local. Recentemente, a concessionária implantou a rede separativa de esgoto no bairro”.

Ludmila Lopes

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo