14/08/2025 — 15:08
  (Horário de Brasília)

Megaoperação do PROCON Araruama apreende mais de 500 kg de alimentos impróprios

Fiscalização também resultou no lacre de bombas de combustível

Compartilhe

O PROCON Araruama, em ação conjunta com a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON), o PROCON-RJ, o Comando de Polícia Ambiental (CPAM-PMERJ) e a Guarda Civil Municipal, realizou entre segunda (11) e terça-feira (12) uma megaoperação de fiscalização em postos de combustíveis e supermercados do município.

Nos postos, fiscais vistoriaram 12 estabelecimentos e identificaram bicos de abastecimento de gasolina, etanol e diesel com “bomba baixa” — prática em que o volume fornecido é menor que o indicado no visor. Os equipamentos foram lacrados e as bombas interditadas. Também foram encontradas mercadorias sem etiquetas de preço.

Já nos supermercados, a operação resultou na apreensão e descarte de mais de 500 quilos de alimentos impróprios para consumo. Entre as irregularidades estavam produtos vencidos, itens sem data de manipulação ou validade, ausência de informações sobre origem e prazos incorretos em produtos fracionados. Em alguns casos, alimentos eram vendidos sem rastreabilidade ou armazenados de forma inadequada.

Em um dos estabelecimentos, devido a problemas estruturais e más condições sanitárias, a área de preparo da padaria foi interditada. O gerente foi levado à delegacia para prestar esclarecimentos. Todos os produtos impróprios foram descartados na presença dos agentes.

Os responsáveis pelos locais notificados têm 15 dias para apresentar defesa. Segundo o PROCON Araruama, as ações de fiscalização continuarão para garantir a segurança sanitária e o cumprimento das normas de defesa do consumidor no comércio da cidade.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias