back to top
sábado, setembro 7, 2024
InícioRegião dos LagosMaricáMaricá segue com a vacinação contra a Covid-19 para os públicos prioritários

Maricá segue com a vacinação contra a Covid-19 para os públicos prioritários

Vacina aplicada é a XBB, versão atualizada que protege contra as variantes mais recentes. Imunização acontece em polos dos quatro distritos

O município de Maricá continua com a vacinação contra a Covid-19 para os públicos prioritários, com aplicação da vacina XBB do laboratório Moderna, que oferece proteção às variantes mais recentes.

A imunização das pessoas dos grupos prioritários com idade a partir de 12 anos acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, nas Unidades de Saúde da Família (USF) Central e Jardim Atlântico. Nas USF Marinelândia e Chácara de Inoã é possível se vacinar às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 16h, e, na USF São José 2, a imunização ocorre nos mesmos dias, das 9h às 18h.

Para a aplicação, é preciso apresentar identidade, caderneta de vacinação (se tiver) e comprovante do grupo que faz parte — como laudo ou documento funcional.

As crianças de 5 a 11 anos que integram algum grupo prioritário podem receber a vacina XBB nos seguintes locais: às segundas-feiras, das 9h às 18h, na USF Barroco; às terças-feiras, das 9h às 18h, na USF Inoã 2; às quintas-feiras, das 9h às 16h, na USF Elenir Umbelino de Mello (Flamengo); e às sextas-feiras na USF Bambuí, das 9h às 16h. É importante lembrar que a vacinação poderá ser anual ou semestral (a cada seis meses), a depender do grupo no qual se inclui.

Atualmente, segundo as orientações do Ministério da Saúde, a vacina contra a Covid-19 deve ser aplicada a cada seis meses nos seguintes públicos prioritários: pessoas com 60 anos ou mais; imunocomprometidos (com imunidade baixa) a partir de 5 anos; além de gestantes e puérperas.

A vacinação é anual para trabalhadores de saúde; pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores; àquelas com comorbidades ou deficiência permanente; indígenas, quilombolas e ribeirinhos; população privada de liberdade e funcionários desse sistema; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; assim como pessoas em situação de rua.

Vacinação para outros grupos

Para as crianças de seis meses a 4 anos, a imunização contra a Covid-19 passou a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação, integrando o cronograma de rotina. No momento, o esquema vacinal para essa faixa etária conta com duas doses da vacina monovalente XBB da moderna, com intervalo de 4 semanas entre as aplicações. A vacinação dos pequenos dessa faixa etária ocorre às segundas-feiras na USF Barroco; às terças-feiras na USF Inoã 2; às quintas-feiras na USF Elenir Umbelino de Mello (Flamengo); e às sextas-feiras na USF Bambuí.

É importante ressaltar que, de acordo com a estratégia de vacinação atualizada do Ministério da Saúde, os esquemas primários de imunização contra a Covid-19 não são mais indicados para pessoas a partir de 5 anos que não fazem parte dos grupos prioritários. Essa alteração possibilita a vacinação dos públicos prioritários de forma periódica, fortalecendo a proteção daqueles com mais risco de desenvolverem quadros graves da doença, o que está de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Polos de vacinação atualizados contra a Covid-19

Públicos prioritários com idade a partir de 12 anos

Segunda a sexta-feira

– USF Central: Rua Clímaco Pereira, 375, Centro. (9h às 18h)

– USF Jardim Atlântico: Rua 36 (esquina com a Rua 53), lote 01, quadra 206, Itaipuaçu. (9h às 18h)

Segundas, quartas e sextas-feiras

– USF São José 2: Estrada da Cachoeira, s/n, São José do Imbassaí. (9h às 18h)

– USF Marinelândia: R. Nove, 8, loteamento Marinelândia, Cordeirinho. (9h às 16h)

– USF Chácara de Inoã: Rodovia Amaral Peixoto, km 16, ao lado do Polo Mania. (9h às 16h)

Crianças de seis meses a 11 anos

– Segundas-feiras: USF Barroco – Rua Getúlio Vargas (antiga Rua 02), lote 13, quadra 04, casa 02, Itaipuaçu. (9h às 18h)

– Terças-feiras: USF Inoã 2 – Rodovia Amaral Peixoto, km 14, s/n (ao lado do DPO). (9h às 18h)

– Quintas-feiras: USF Elenir Umbelino de Mello (Flamengo) – Rua Ary Spíndola, quadra A, lote 352, Flamengo. (9h às 16h)

– Sextas-feiras: USF Bambuí – Av. do Contorno, s/n. (9h às 16h)

Ludmila Lopes

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo