Evento vai acontecer neste sábado, a partir das 9:30, na Praça Emilton Santos
Vai acontecer neste sábado (7), a partir das 9:30, mais uma edição do projeto “Sábado Agroecológico”, em Maricá, na Praça Emilton Santos (Araçatiba), tendo como tema principal as sementes crioulas.
A iniciativa, realizada em parceria com a Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais em Assentamentos de Reforma Agrária (Cooperar), já está com inscrições abertas através do WhatsApp (21) 97997-3731, limitadas a 100 participantes devido às medidas de prevenção à Covid-19.
A programação conta com palestra de Maritania Andretta Risso, mestre em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); além dos assuntos fixos do projeto, como plantio de sementes e cultivos específicos, orientação técnica de manejos e cultivos agroecológicos, biblioteca com livros de agroecologia, assim como a entrega de mudas e sementes à população presente.
A Praça Agroecológica de Araçatiba é o primeiro espaço agroecológico de Maricá, com 36 canteiros — um deles voltado às pessoas portadoras de deficiência —, onde estão plantadas desde hortaliças até plantas medicinais, ornamentais e aromáticas, tudo com um sistema de irrigação por gotejamento. Na edição anterior, foram abordadas questões sobre noções básicas de agroecologia, cuidado de plantas, gestão sem a utilização de agrotóxicos e dicas de controle biológico.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).