Em parceria com a Academia Brasileira de Letras (ABL), a Festa Literária Internacional de Maricá (Flim) marca presença na Bienal do Livro até este domingo (9), no Riocentro, no Rio de Janeiro. Na quinta-feira (7), o secretário municipal de Educação, Márcio Jardim, foi entrevistado pelo jornalista Pedro Bial dentro da programação do estande da ABL, logo após um bate-papo com a escritora e imortal Ana Maria Machado. O estande da ABL fica no pavilhão verde e conta com painéis de led da Flim como forma de divulgar e atrair visitantes para a festa, que acontece de 19 de setembro a 1º de outubro, em Itaipuaçu.
“Essa será a 8ª Festa Literária Internacional de Maricá (Flim), que promete ser a maior edição do município e homenageará o cantor, compositor e imortal Gilberto Gil, um dos principais nomes da música brasileira, que também ganhará uma praça com o seu nome no evento. Maricá está cada vez mais evoluindo e aprimorando a educação, saúde e lazer. A nossa Flim será uma Bienal do Livro. Estão todos convidados!”, disse o secretário.
Durante a entrevista, Márcio Jardim também explicou como funcionará os vouchers da “Mumbuca Literária”, em referência à moeda social. Serão distribuídos mais de 40 mil vouchers para os estudantes das 65 escolas da rede municipal de ensino, bem como os alunos do Instituto Federal Fluminense (IFF) e da rede estadual; estudantes do projeto municipal de alfabetização: “Sim, eu posso”. A novidade é que, pela primeira vez, aposentados da Educação e alunos do programa Passaporte Universitário também terão direito. O valor será o equivalente a R$ 200, exceto para alunos do Passaporte Universitário que terão direito a vouchers de R$ 100.
Flim 2023
A Flim reunirá outros grandes nomes da literatura e da cultura, entre eles, estão confirmadas as presenças do filósofo Leandro Karnal, Frei Betto, compositor Nei Lopes, o ator e roteirista Hélio de La Peña, o jornalista Juca Kfouri, a bailarina Ana Botafogo; os escritores Sonia Rosa, Ondjaki, Rossandro Klinjey, Roger Mello, Israel Neto, Luiz Antônio Simas, Pastor Ed Renê, Maria Chocolate, Felipe Eugênio e Eliana Alves Cruz. Além dos convidados, participam ainda 50 escritores da cidade de Maricá. Durante o evento, haverá uma extensa programação com palestras, debates e rodas de conversa, que vão reunir escritores, convidados, professores, filósofos e chefs para um bate-papo com o público.
Em uma área de seis mil metros quadrados, a estrutura terá mais de 100 editoras e espaços especiais dedicados a diferentes públicos, do infanto-juvenil ao adulto. Além de um amplo espaço gastronômico com diversos restaurantes, o Palco Multicultural receberá diversos shows de artistas locais e da música nacional, entre eles, as cantoras Adriana Calcanhoto e Zelia Duncan, a banda Maneva e o cantor Daniel Jobim, neto do compositor Tom Jobim. Também se apresentam no local o Teatro Mágico, Bia Bedran e a cantora maranhense Flávia Bittencourt.