InícioCidadaniaMaricá cadastra moradores para benefício em programas sociais de saneamento

Maricá cadastra moradores para benefício em programas sociais de saneamento

Inscritos, em situação de vulnerabilidade, poderão receber soluções para tratamento de esgoto residencial e fornecimento de água potável gratuitamente

Maricá realiza, a partir desta quinta-feira (8), no Terminal Rodoviário do Povo, no Centro, o cadastramento de moradores em situação de vulnerabilidade nos programas sociais “Sanear Mais Esgoto” e “Sanear Mais Água”. Ao todo, 300 famílias já foram cadastradas nas duas primeiras semanas por equipes da Sanemar e poderão receber, gratuitamente, soluções para tratamento de esgoto residencial e fornecimento de água potável via caminhão pipa.  

Segundo Roberta Cardoso, diretora técnica operacional da Sanemar, a ação visa identificar quem realmente precisa dos serviços da empresa, mas não tem condições de pagar por eles. “O cadastro no Formulário Sanemar é importante para que possamos conhecer a realidade dessas pessoas e agendarmos uma visita para avaliar cada situação e oferecer a solução mais adequada. Escolhemos o Terminal Rodoviário porque lá passam moradores de toda a cidade”, explicou.

Os programas sociais na área de saneamento se dividem em duas partes: o Sanear Mais Esgoto reúne ações voltadas na busca de soluções para expandir o tratamento de esgoto sanitário. Já o Sanear Mais Água fornece caminhões pipa para encher os reservatórios das casas e combater a falta d’água onde o problema costuma ser mais crítico.

Roberta destacou, ainda, que todos os proprietários de imóveis em Maricá poderão preencher o Formulário Sanemar, disponível na página da companhia, e solicitar os serviços, mas ressalta que o direito à gratuidade precisa ser comprovado. Ao longo do mês de setembro, equipes estarão presentes na Rodoviária para atendimento e orientações ao público.

“De imediato, tentamos minimizar a dificuldade de abastecimento de água potável, com o fornecimento periódico de caminhões-pipa às famílias cadastradas. Durante a visita técnica, averiguamos se o solicitante está elegível para a gratuidade. Os que não estiverem serão atendidos pela área comercial da empresa e os serviços prestados estarão sujeitos à cobrança”, afirmou.

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