InícioEmpregoMacaé está entre as dez cidades com o pior índice de geração...

Macaé está entre as dez cidades com o pior índice de geração de emprego no estado do RJ

Cidade figura em nono lugar no ranking realizado pela Alerj

Um levantamento realizado pela Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), presidida pela deputada Mônica Francisco (PSOL), aponta que Macaé, no Norte Fluminense, figura entre as dez piores cidades geradoras de emprego no estado.

O município, que é dividido em seis distritos e conhecido como a Capital Nacional do Petróleo, aparece na penúltima posição do ranking, com -6,28%.

De acordo com a deputada, o levantamento foi realizado com o objetivo de identificar os municípios fluminenses que apresentaram os piores índices de desemprego nos últimos 12 meses.

Foram utilizados dados do Novo Caged, entre março de 2020 e fevereiro de 2021, de responsabilidade da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT), do atual Ministério da Economia.

Como critério definidor do desempenho na geração de emprego, foi utilizada a variação relativa do saldo de postos de trabalho acumulado no período dos 12 meses, observando admissões menos desligamentos, referente ao último mês divulgado (fevereiro de 2021).
Com o dado da variação foi possível identificar a evolução do desempenho de cada município, sem precisar levar em consideração os diferentes tamanhos da população de cada município.

Próxima a Macaé, São João da Barra, também no Norte Fluminense, teve o pior desempenho na geração de emprego em todo o estado.
Em contrapartida, Maricá, na Região Metropolitana, é o município com o melhor desempenho na geração de postos de trabalho.

Confira o ranking:

1 – São João da Barra (-30,91%)
2 – São Francisco de Itabapoana (-21,84%)
3 – São José de Ubá (-20,59%)
4 – São Sebastião do Alto (-12,22%)
5 – Porto Real (-11,00%)
6 – Rio das Flores ( -8,88%)
7 – Sapucaia (-8,57%)
8 – Areal (-8,07%)
9 – Macaé (-6,28%)
10 – Cordeiro (-5,84%)

Coordenadora de Reportagem na Portal RC24h | Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo