Mais de 120 quilos de alimentos impróprios para consumo foram descartados durante fiscalização nos bares e restaurantes nos polos gastronômicos localizados no Boulevard Canal e no bairro Passagem na noite desta sexta-feira (28). A ação resultou ainda em cinco inutilizações de produtos alimentícios, sendo que uma lanchonete no Canal do Itajuru foi interditada totalmente.
De acordo com a Superintendência de Vigilância Sanitária, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, os agentes percorreram 31 estabelecimentos, destes uma lanchonete no Canal Itajuru foi interditada totalmente; e a interdição parcial ocorreu em outros seis locais. Os demais comércios foram notificados e receberam prazos para adequações e regularização da licença sanitária.
As fiscalizações são feitas de forma rotineira e também a partir de denúncias. São vistoriadas a conservação e armazenamento de mercadorias, refrigeração, data de validade dos alimentos, dentre outros aspectos.
Segundo o Código Sanitário do município, o estabelecimento que descumprir as condições de higiene pode ser punido com advertência, multa e, até mesmo, a interdição do local.
A sede da Vigilância Sanitária fica na avenida Rio Branco, número 130, bairro São Cristóvão.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).