InícioRegião dos LagosArmação dos BúziosLagoa de Geribá, em Búzios, deve passar por revitalização

Lagoa de Geribá, em Búzios, deve passar por revitalização

Projeto tem como uma das principais preocupações a preservação do bosque na altura do Parque das Acácias, enquadrado como Área de Preservação Permanente

Após 18 anos de projeto, a Lagoa de Geribá, em Búzios, deve passar por revitalização a partir do segundo semestre de 2021. Após a finalização dos trâmites burocráticos da administração pública, o local receberá investimentos do Fundo Municipal de Meio Ambiente. A previsão de término é no início de 2022.

“Já são 18 anos desde o inicio desse sonho e agora com a nova gestão esse projeto vai se tornar realidade”, explica Evanildo Nascimento Cardoso, Secretário de Ambiente, Pesca e Urbanismo.

O Prefeito Alexandre Martins (PRB) solicitou ao Secretário de Ambiente que priorize esse projeto para que o mesmo seja iniciado o mais rápido possível, pois, desde a criação da Unidade de Conservação Integral o projeto nunca saiu do papel.

O Projeto tem como uma das suas principais preocupações a preservação do bosque na altura do Parque das Acácias, enquadrado como Área de Preservação Permanente, situado junto à lagoa. Além da recuperação desses locais importantes, o planejamento traz urbanização com pista de caminhada, ciclovia e decks para a prática do turismo de observação. A ciclovia terá cerca de 3 metros de largura, com seis acessos entre os bairros e iluminação feita com postes altos abastecidos com energia solar e sustentável.

A revitalização será importante para a cidade pois, além de proporcionar mobilidade urbana, ligará o canto esquerdo de Geribá ao Posto do “Ceceu”. Também serão diagnosticados todos os pontos de ligações clandestinas que estejam despejando esgoto sanitário de maneira irregular e ilegal no corpo hídrico, sendo passíveis das advertências pertinentes listadas na legislação de crimes ambientais.

Com a revitalização, essas redes serão interrompidas. De acordo com o Marco Legal do Saneamento, os moradores que não legalizarem essa situação correm o risco de que a concessionária Prolagos exerça a cobrança pelo serviço na conta de água e esgoto do respectivo usuário.

O Projeto Geribá estará em fase de licitação no mês de Julho. A previsão do inicio das obras é no segundo semestre de 2021, com término no primeiro semestre de 2022. O Conselho Municipal de Meio Ambiente aprovou o plano de ação e os investimentos nesse projeto podem chegar a 6 milhões de reais, sendo fiscalizado pela Secretaria do Ambiente, através do Engenheiro Civil Bernardo Corty.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo