Domingo (28) marca os cinco anos da tragédia do voo da Lamia, que vitimou 71 pessoas. No avião estavam integrantes do elenco e da diretoria da Chapecoense, tripulantes e jornalistas que acompanhavam o clube na final da Copa Sul-Americana de 2016 na Colômbia.
Em Macaé, a data vai ser lembrada com um amistoso no estádio Moacyrzão. A partida vai ser para arrecadar alimentos para famílias que precisam e lembrar a trajetória do zagueiro Filipe Machado, que atuou pelo Macaé entre 2014 e 2015.
Machado esteve em 65 jogos, participando do título do Campeonato Brasileiro da Série C e consequentemente acesso para a Série B. A boa sequência levou o jogador a chamar a atenção da diretoria da Chape, após uma passagem pelo futebol do Irã.
– Temos dois propósitos com o jogo. O primeiro é a memória do Filipe, pensando nas demais vítimas do voo também. E temos o propósito da arrecadação dos alimentos, olhando o momento que estamos passando com a pandemia. A demanda é muito grande de famílias pedindo ajuda. Esperamos conseguir atender a todos e dependemos muito da ajuda da população – disse Márcio Azevedo, organizador do evento e amigo de Filipe Machado.
A campanha para arrecadação de alimentos começou há pouco mais de um mês e já conseguiu mais de 700 quilos de alimentos. O objetivo é chegar a mais de uma tonelada em doações.
No amistoso, amigos vão vestir o uniforme da Chapecoense, com o apoio do clube, em uma partida contra o time do projeto Mar Azul, que ajuda a mudar a vida de ex-dependentes químicos em Macaé. A partida acontece às 9h, no estádio Moacyrzão, que terá liberada metade da capacidade para o público. Para prestigiar, basta doar um quilo de alimento.
*Com informações do GE.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.