16/01/2025 — 17:08
  (Horário de Brasília)

“Janeiro Roxo”: Iguaba Grande realiza campanha de conscientização sobre hanseníase

Programação segue até o dia 29 em diversas UBSs do município.

Compartilhe

Iguaba Grande está realizando, ao longo de janeiro, uma série de atividades em alusão ao Janeiro Roxo, mês de conscientização e combate à hanseníase. A programação inclui palestras e bate-papos em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, com o objetivo de orientar a população sobre os sinais, sintomas e a importância do diagnóstico precoce da doença.

A abertura oficial aconteceu nesta quarta-feira (15), na Secretaria da Pessoa Idosa e Envelhecimento Saudável (Sepies), localizada na Cidade do Idoso. No evento, a dermatologista Bianca Guaraldi apresentou a palestra “Hanseníase – Janeiro Roxo e câncer de pele”, destacando a importância da proteção solar, da observação constante da pele e da busca por orientação médica ao identificar sinais como manchas, alterações de sensibilidade ou perda muscular.

As atividades continuarão ao longo do mês nas UBSs de Iguaba Grande. Confira a programação:

  • 16/01 – UBS Vila Nova, às 8h30
  • 17/01 – UBS Centro, às 14h
  • 20/01 – UBS Centro, às 14h
  • 22/01 – UBS Iguaba Pequena, às 8h30
  • 23/01 – UBS Ubás, às 9h
  • 28/01 – UBS Sapeatiba Mirim, às 9h
  • 28/01 – UBS Nova Iguaba, às 9h
  • 29/01 – UBS Pedreira, às 8h30

As ações têm como foco informar a população sobre como identificar precocemente os sintomas da hanseníase, que incluem manchas na pele, redução da sensibilidade térmica, tátil e muscular, principalmente nas extremidades do corpo. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, evitando complicações e incapacidades permanentes.

A abertura da campanha reuniu autoridades locais e profissionais de saúde, como a secretária de Saúde, Karin Netto, o secretário da Sepies, Paulo Rito, e a diretora de Atenção Básica, Mariana Porto.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo