Uma imagem de Yemanjá que fica localizada na Praia da Vila, em Saquarema, foi vandalizada e quebrada no início da madrugada desta segunda-feira (6). Além de ter sido derrubada ao chão, quebrando o vidro de proteção do altar, a imagem também teve os braços cortados.
O caso de intolerância religiosa aconteceu horas depois de uma festividade que reuniu diversos fiéis em homenagem à Yemanjá. O “Presente às Águas” é realizado anualmente no município e esta foi a 10ª edição do evento que tem como objetivo valorizar a cultura afro-brasileira e combater casos como esse.
A imagem do orixá foi implantada na orla seguindo o Art. 4° da Lei municipal n° 1.884 de 19 de Dezembro de 2019, que institui o dia 2 de fevereiro como dia de Yemanja, a tornando patrimônio imaterial da cidade de Saquarema.
O presidente do Afro Saquá (Associação Dos Cultos Afro Brasileiros De Saquarema) registrou um boletim de ocorrência na 124ª DP – Saquarema. O caso será investigado com a ajuda de imagens do Centro de Monitoramento de Saquarema.
“Viemos informar que as medidas legais já estão sendo tomadas, esse caso não passará despercebido, ninguém vai conseguir calar a nossa voz, nós somos resistência, nós somos força, somos fé, SOMOS POVO DE AXÉ! Vale lembrar que intolerância e racismo religioso é CRIME! Agradecemos as mensagens de apoio e entendemos a revolta de todos, assim que tivermos mais informações voltaremos para informar a todos”, disse Sérgio Araújo.
A Prefeitura de Saquarema afirmou, através de nota, que a responsável foi identificada. Confira na íntegra:
“Nesta segunda-feira, tivemos a triste notícia de que a imagem de Iemanjá, que estava colocada na Orla da Praia da Vila, no Centro, foi danificada por ato de vandalismo. Inicialmente, queremos informar que todo e qualquer ato deste tipo deve ser combatido e investigado.
Praticar, induzir, ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional é crime. Por isso, as autoridades policiais competentes estão atuando no caso para solucionar de forma mais rápida e eficaz.
As câmeras do Centro de Monitoramento da Prefeitura de Saquarema flagraram o ocorrido, identificando a pessoa responsável pelos atos de vandalismo e acompanhando o trajeto percorrido por ela. Agentes da Guarda Civil Municipal e da 4ª Cia da Polícia Militar estão conduzindo a jovem à delegacia da cidade para devidos esclarecimentos.
A Prefeitura de Saquarema não compactua com atos de vandalismo ou intolerância religiosa. Além disso, reforça a importância do respeito à diversidade religiosa, sexual, racial ou qualquer outro tipo”.