16/01/2025 — 01:56
  (Horário de Brasília)

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA/ Imagem de Yemanjá é vandalizada e quebrada em Saquarema

Crime aconteceu na madrugada desta segunda-feira (6), horas depois de festa que homenageou Rainha do Mar na orla da Praia da Vila

Compartilhe

Uma imagem de Yemanjá que fica localizada na Praia da Vila, em Saquarema, foi vandalizada e quebrada no início da madrugada desta segunda-feira (6). Além de ter sido derrubada ao chão, quebrando o vidro de proteção do altar, a imagem também teve os braços cortados.

O caso de intolerância religiosa aconteceu horas depois de uma festividade que reuniu diversos fiéis em homenagem à Yemanjá. O “Presente às Águas” é realizado anualmente no município e esta foi a 10ª edição do evento que tem como objetivo valorizar a cultura afro-brasileira e combater casos como esse.

A imagem do orixá foi implantada na orla seguindo o Art. 4° da Lei municipal n° 1.884 de 19 de Dezembro de 2019, que institui o dia 2 de fevereiro como dia de Yemanja, a tornando patrimônio imaterial da cidade de Saquarema.

O presidente do Afro Saquá (Associação Dos Cultos Afro Brasileiros De Saquarema) registrou um boletim de ocorrência na 124ª DP – Saquarema. O caso será investigado com a ajuda de imagens do Centro de Monitoramento de Saquarema.

“Viemos informar que as medidas legais já estão sendo tomadas, esse caso não passará despercebido, ninguém vai conseguir calar a nossa voz, nós somos resistência, nós somos força, somos fé, SOMOS POVO DE AXÉ! Vale lembrar que intolerância e racismo religioso é CRIME! Agradecemos as mensagens de apoio e entendemos a revolta de todos, assim que tivermos mais informações voltaremos para informar a todos”, disse Sérgio Araújo.

A Prefeitura de Saquarema afirmou, através de nota, que a responsável foi identificada. Confira na íntegra:

“Nesta segunda-feira, tivemos a triste notícia de que a imagem de Iemanjá, que estava colocada na Orla da Praia da Vila, no Centro, foi danificada por ato de vandalismo. Inicialmente, queremos informar que todo e qualquer ato deste tipo deve ser combatido e investigado.

Praticar, induzir, ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional é crime. Por isso, as autoridades policiais competentes estão atuando no caso para solucionar de forma mais rápida e eficaz.

As câmeras do Centro de Monitoramento da Prefeitura de Saquarema flagraram o ocorrido, identificando a pessoa responsável pelos atos de vandalismo e acompanhando o trajeto percorrido por ela. Agentes da Guarda Civil Municipal e da 4ª Cia da Polícia Militar estão conduzindo a jovem à delegacia da cidade para devidos esclarecimentos.

A Prefeitura de Saquarema não compactua com atos de vandalismo ou intolerância religiosa. Além disso, reforça a importância do respeito à diversidade religiosa, sexual, racial ou qualquer outro tipo”.

Sabrina Sá
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo