InícioRegião dos LagosSão Pedro da AldeiaInstituto Onda Azul realiza cerimônia de entrega do primeiro barco de pesca...

Instituto Onda Azul realiza cerimônia de entrega do primeiro barco de pesca artesanal em São Pedro da Aldeia

A embarcação já é a segunda realizada pelo Projeto Novos Mestres

Neste sábado (18), São Pedro da Aldeia será contemplado com a cerimônia de entrega da embarcação de pesca artesanal para a comunidade da Baleia, realizada pelo Projeto Novos Mestres, gerido pelo Instituto Onda Azul. A construção da embarcação é uma iniciativa da turma de Carpintaria Naval do projeto e visa cumprir o compromisso de deixar um legado de desenvolvimento econômico e capacitação profissional nas comunidades pesqueiras da região. Com o apoio do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e do Projeto Educação Ambiental, o evento ocorrerá das 10h às 12h, na Associação de Pescadores Artesanais da Praia da Baleia, localizada na Rua Praia da Baleia, nº 22.

Ricardo Farias, Gerente de Projetos do Instituto Onda Azul, afirma que mais do que a construção de uma embarcação de pesca artesanal, o Projeto Novos Mestres resgata a autoestima da comunidade e fortalece o vínculo entre economia e tradição: “Poder desembarcar aqui e fazer um trabalho em parceria com a comunidade da Baleia é muito satisfatório. Não se trata de um barco artesanal comprado e trazido pelo projeto, mas sim de um trabalho de construção coletiva junto com os alunos das oficinas de Carpintaria Naval e que nasce com um DNA próprio”.

O Projeto Novos Mestres atua em quatro municípios da Região dos Lagos: Saquarema, Araruama, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia. E recebe recursos do Projeto Educação Ambiental, sob gestão do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), que é parte de uma medida compensatória firmada por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). A empresa PRIO é a responsável por esse TAC, que tem condução do Ministério Público Federal/RJ.

A iniciativa oferece oficinas para construção de uma embarcação em cada comunidade pesqueira dessas cidades até julho de 2024. A turma de Saquarema foi a primeira a construir sua própria embarcação, que já está em atividade, cumprindo o seu papel de ser mais um componente que agrega economia, tradição e orgulho à pesca artesanal.
A realização do projeto Educação Ambiental é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa PRIO, conduzido pelo Ministério Público Federal – MPF/RJ.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem | Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo