back to top
27/11/2024 — 12:33
  (Horário de Brasília)

Inea lança Programa Fumaça Zero em Área de Proteção Ambiental em Araruama

Ação, que tem como objetivo promover ações de conscientização e prevenção de queimadas irregulares nas cidades do Rio de Janeiro, foi lançada nesta terça (28)

Compartilhe

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), lançou nesta terça-feira (28), na APA Massambaba, em Araruama, o Programa Fumaça Zero, que promove ações de conscientização e prevenção de queimadas irregulares nos municípios do Rio de Janeiro durante o período de estiagem (maio a setembro). 

A solenidade de abertura teve a presença de representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e Civil, secretarias municipais de meio ambiente e membros do poder público.

O evento contou ainda com a participação do Diretor de Pós Licença e Fiscalização, Rodrigo Régis, representando o presidente do Inea, Renato Jordão, do gerente de Guarda Parques Djalma Januzzi, o responsável pelo Núcleo de Defesa Florestal, Israel Andrade, da gestora da APA Massambaba, Marcia Tavares, do superintendente regional Lago São João,  Valdemir  Dias, o chefe de serviço da  gerência de Guarda Parques, Raphael Freire e da secretária de meio de Araruama, Ana Paula.

Em nome do Inea, Rodrigo Régis destacou a importância do Fumaça Zero e das ações de educação ambiental que são fundamentais para coibir os incêndios.

“Conscientizar a população é a maior arma que temos para evitar os incêndios durante a estiagem, bem como as notificações. Esse é um trabalho em conjunto, feito com os nossos parceiros no intuito de manter nosso ecossistema preservado”, disse.

De acordo com o chefe do Núcleo de Defesa Florestal, Israel de Andrade Lima, o Fumaça Zero prevê uma aproximação e estimulação para a conscientização das pessoas sobre os riscos que a prática de queimadas pode ocasionar para as florestas.

“Vamos focar na emissão das notificações, explicar os riscos e também orientar sobre como evitar o fogo nas vegetações, como proceder em casos de incêndio e lembrando ainda que a fumaça aumenta o risco e pode agravar os casos de doenças respiratórias”, explicou.

Confira as principais causas de incêndio florestal

• Descartar pontas de cigarro acesas em trilhas ou estradas

• Soltar balões

• Queimar o lixo doméstico

• Fazer queimadas para limpar pastagem ou plantio agrícola

Ludmila Lopes

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo