Implantação de rede de esgoto na Praia do Siqueira, em Cabo Frio, começa nesta segunda (1º)

Técnicos da Prolagos se reuniram com moradores e pescadores do bairro para apresentar projeto da obra

305

No píer da rua Feliciano Cardoso, na Praia do Siqueira, em Cabo Frio, técnicos da Prolagos se reuniram na tarde desta quinta-feira (28), com moradores e pescadores do bairro, para apresentar informações sobre o início das obras de implantação do cinturão de proteção no entorno da Lagoa de Araruama e da rede separativa de esgoto nas ruas da localidade. Cerca de 50 pessoas participaram do encontro, que teve como foco ouvir as demandas e tirar dúvidas da população.

O bate-papo foi conduzido pela equipe de Responsabilidade Social, por meio do programa Afluentes, canal de comunicação e aproximação entre a empresa e a comunidade. Engenheiros da concessionária também explicaram como irá funcionar a operação. “É importante que os moradores entendam os benefícios que serão gerados por esse investimento. Além disso, toda obra gera impactos na população, vamos precisar interditar algumas ruas, o acesso às garagens poderá ficar temporariamente bloqueado, então antes de afetar a rotina dessa população, é necessário explicar o que será feito e ouvir o que as pessoas têm a dizer”, ressalta Simony Dias, coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos.

A construção terá início em agosto e será concluída até dezembro deste ano. Às margens do Canal Palmer, na esquina entre as ruas Acre e Luiz Feliciano Cardoso, onde fica a Capela de São Pedro, será instalada uma caixa de captação em tempo seco, onde todo o esgoto será interceptado e enviado até a Estação de Tratamento da localidade, se somando aos 38 km de cinturão já implantados pela Prolagos, permitindo que a concessionária conclua o fechamento da faixa protetora da maior laguna hipersalina em estado permanente do mundo. Em complemento ao atual modelo de esgotamento sanitário em vigor, também serão implantados cerca de três quilômetros de rede separativa de esgoto reforçando a proteção ao meio ambiente e beneficiando aproximadamente 1.400 moradores.

“Essa é uma demanda antiga da população. A Praia do Siqueira abriga um dos maiores cartões-postais de Cabo Frio e a lagoa é fonte de renda para a população local. Reforçar a blindagem da nossa laguna vai permitir ainda mais o desenvolvimento econômico e turístico dessa região”, pontua Pedro Freitas, diretor-presidente da concessionária.

Além da Praia do Siqueira, em Cabo Frio, a Prolagos irá investir mais de R$50 milhões, na implantação de 26 km de cinturão nas cidades de Arraial do Cabo, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. Também fazem parte do cronograma, os bairros: Recanto das Dunas, Vila do Sol, Jacaré (próximo ao Mercado de Peixe) e Porto do Carro, em Cabo Frio; e Vinhateiro, Mossoró, Baixo Grande, Nova São Pedro e Campo Redondo, em São Pedro da Aldeia; e Ubás, em Iguaba Grande.

1 COMENTÁRIO

  1. Podemos ler que vão fazer um “Cinturão ” coletando o esgoto para ser tratado e jogado aonde esse esgoto tratado ??? NA LAGOA ??? Certamente !!! CONTAMINANDO AS ÁGUAS AONDE AINDA VIVEM SERES MARINHOS , peixes e camarão que são pescados e vendidos . PRECISAMOS DE UM INTERCEPTOR OCEÂNICO !!! Seria a solução !!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui