20/04/2025 — 22:15
  (Horário de Brasília)

Homem é flagrado limpando terreno em área de preservação permanente em Saquarema

Ocorrência foi registrada neste sábado (22)

Compartilhe

Policiais militares da 6ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) flagraram neste sábado (22) uma construção irregular e crime de poluição ambiental às margens da Lagoa das Marrecas, em Saquarema. A ocorrência foi registrada após denúncia anônima feita ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia.

Durante a fiscalização, os agentes encontraram um homem realizando a limpeza de um terreno localizado em área de preservação permanente. No local, também foram identificadas duas edificações: uma já concluída e outra em processo de construção.

Segundo os policiais, o responsável pelas intervenções não possuía nenhuma autorização legal ou licença ambiental para realizar qualquer tipo de obra naquela área.

Ao ser abordado, o homem foi conduzido até a 124ª Delegacia de Polícia (124ª DP) de Saquarema, onde prestou depoimento e foi liberado. A área permanece sob acompanhamento da Polícia Ambiental.

A ocorrência foi registrada pela equipe da UPAm da Serra da Tiririca, que integra o Comando de Polícia Ambiental do Estado do Rio de Janeiro. A unidade foi acionada após o recebimento de informações pelo canal Linha Verde, voltado exclusivamente a denúncias ambientais.

De acordo com dados divulgados pelo programa, o número de denúncias ambientais em Saquarema dobrou em 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Nos três primeiros meses deste ano, foram contabilizadas 60 denúncias, contra 30 registradas no primeiro trimestre de 2024.

O Disque Denúncia reforça que denúncias podem ser feitas de forma anônima, 24 horas por dia, através dos telefones (21) 2253-1177 ou 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado. Também é possível utilizar o aplicativo “Disque Denúncia RJ”, o site www.disquedenuncia.org.br ou a página do Linha Verde no Facebook (facebook.com/linhaverdedd).

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias