Policiais militares da 6ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) flagraram neste sábado (22) uma construção irregular e crime de poluição ambiental às margens da Lagoa das Marrecas, em Saquarema. A ocorrência foi registrada após denúncia anônima feita ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia.
Durante a fiscalização, os agentes encontraram um homem realizando a limpeza de um terreno localizado em área de preservação permanente. No local, também foram identificadas duas edificações: uma já concluída e outra em processo de construção.
Segundo os policiais, o responsável pelas intervenções não possuía nenhuma autorização legal ou licença ambiental para realizar qualquer tipo de obra naquela área.
Ao ser abordado, o homem foi conduzido até a 124ª Delegacia de Polícia (124ª DP) de Saquarema, onde prestou depoimento e foi liberado. A área permanece sob acompanhamento da Polícia Ambiental.
A ocorrência foi registrada pela equipe da UPAm da Serra da Tiririca, que integra o Comando de Polícia Ambiental do Estado do Rio de Janeiro. A unidade foi acionada após o recebimento de informações pelo canal Linha Verde, voltado exclusivamente a denúncias ambientais.
De acordo com dados divulgados pelo programa, o número de denúncias ambientais em Saquarema dobrou em 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Nos três primeiros meses deste ano, foram contabilizadas 60 denúncias, contra 30 registradas no primeiro trimestre de 2024.
O Disque Denúncia reforça que denúncias podem ser feitas de forma anônima, 24 horas por dia, através dos telefones (21) 2253-1177 ou 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado. Também é possível utilizar o aplicativo “Disque Denúncia RJ”, o site www.disquedenuncia.org.br ou a página do Linha Verde no Facebook (facebook.com/linhaverdedd).



Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).