Guarda Municipal de Búzios apreende grande quantidade de animais silvestres

Morador da Rasa mantinha mais 40 aves silvestres em cativeiro

652

Uma grande operação apreendeu animais silvestres, na tarde desta sexta-feira (22), no bairro da Rasa em Armação dos Búzios. Segundo denúncia anônima feita através do 153, um morador mantinha mais 40 aves em cativeiro e sob maus tratos.

A Guarda Municipal Ambiental, com apoio da Romu, foi até o local e, com autorização do proprietário, verificou a veracidade da denúncia. Foram apreendidos no local 36 gaiolas, 8 alçapões, 3anilhas falsas e 46 pássaros, sendo 24 Coleiros (Sporophila caerulescens), 10 Canários da Terra (Sicalis flaveola),  2 Tico-ticos (Zonotrichia capensis), 6 Tizis (Volatinia jacarina), Sanhaço (Thraupis), 2 Canários Belga (Serinus canaria) e Pardal  (Passer domesticus).

Essa foi a maior apreensão de pássaros já realizada pela GMA em Búzios. De acordo com informações, os animais seriam avaliados por um veterinário e devolvidos à natureza  posteriormente.

Perguntado sobre o objetivo de tantos animais presos, o acusado alegou o gosto por ouvir os cantos dos pássaros. Suspeito de integrar grupos que vendem os espécimes no mercado clandestino, o indivíduo ficará à disposição da justiça.

Vale ressaltar que Pardal e Canário Belga não são aves silvestres. Entretanto, também foram apreendidos por estarem ainda no alçapão armado (ilegal) e muito maltratados.

Quem deseja criar pássaros de maneira segura e legal deve procurar o SisPass (Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros).

1 COMENTÁRIO

  1. Vou aproveitar e denunciar um vagabundo que costuma ficar com atiradeira no bolso e usa fala farda de guarda municipal o que seria ilegal . Peguei ele apontando atiradeira para pássaros no centro de São Pedro da Aldeia e fui dar uma surra nele e os taxistas disseram que ele é maluco. Então ele tirou um papel do bolso e me mostrou que é um documento em que diz ser maluco …. e disse que recebe aposentadoria de 1 salário porque o pai dele era amigo de vereador e conseguiu aposentadoria. Então chamei guarda Municipal e pedi para tirar a atiradeira do bolso dele que é ilegal. O que foi feito . E juntou várias pessoas e taxistas contaram que ele ao acertar pássaros errou e já acertou um senhor idoso que correu atrás dele e quebrou o vidro de um carro na rua . Há poucos meses me informaram que ele passou com 2 gaiolas com pássaros e que se for na casa dele tem vários presos em gaiolas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui