back to top
02/12/2024 — 13:34
  (Horário de Brasília)

Guarda Ambiental de Saquarema resgata jiboia de 2,5 metros

Ocorrência foi registrada nesta terça-feira (17). Agentes encontraram a serpente contida com um fio

Compartilhe

Uma jiboia de 2,5 metros e 13 kg foi resgatada pela Guarda Ambiental de Saquarema nesta terça-feira (17), no bairro de Jaconé. O animal, segundo a equipe, foi capturado por moradores e contido de maneira indevida.

De acordo com a ocorrência, a serpente foi encontrada na Rua 44 e aprisionada por moradores. Chegando ao local, a equipe encontrou o animal contido com um fio, o que poderia causar lesões e, até mesmo, o estrangulamento do animal.

Após o resgate, a equipe orientou a população para que, neste tipo de situação, o indivíduo não deve efetuar a captura da cobra sozinho, pois pode pôr em risco a própria vida e a do animal.

Os agentes também recomendaram aos moradores que, caso presenciem novamente algo do tipo, isolem o local em que a serpente se encontra e evitem aglomeração próximo à mesma, pois isso pode provocar estresse, fazendo com que a cobra reaja de maneira agressiva ao se sentir ameaçada.

Posteriormente, a serpente foi encaminhada para uma clínica veterinária, onde passou por avaliação médica e, na manhã desta terça-feira (17), foi devolvida ao habitat natural.

Sobre a serpente

A jiboia, integrante da família Boidae, destaca-se por pertencer a um grupo que engloba algumas das maiores serpentes do mundo. Conhecida cientificamente como ‘Boa constrictor’, esta espécie é notória pelo método de predação que envolve constricção, um processo onde a serpente enrola-se em torno de sua presa, exercendo pressão suficiente para causar a morte por asfixia.

A jiboia é encontrada em diversos habitats, variando de florestas tropicais a áreas semiáridas, e é amplamente reconhecida por sua capacidade de adaptação em diferentes ambientes.

Esta espécie, geralmente não venenosa e de temperamento dócil com humanos, ainda exerce um papel vital no controle de populações de roedores e outros pequenos animais, contribuindo para o equilíbrio ecológico.

Ludmila Lopes

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo