InícioMeio AmbienteAnimaisGuarda Ambiental de Saquarema resgata jiboia de 2,5 metros

Guarda Ambiental de Saquarema resgata jiboia de 2,5 metros

Ocorrência foi registrada nesta terça-feira (17). Agentes encontraram a serpente contida com um fio

Uma jiboia de 2,5 metros e 13 kg foi resgatada pela Guarda Ambiental de Saquarema nesta terça-feira (17), no bairro de Jaconé. O animal, segundo a equipe, foi capturado por moradores e contido de maneira indevida.

De acordo com a ocorrência, a serpente foi encontrada na Rua 44 e aprisionada por moradores. Chegando ao local, a equipe encontrou o animal contido com um fio, o que poderia causar lesões e, até mesmo, o estrangulamento do animal.

Após o resgate, a equipe orientou a população para que, neste tipo de situação, o indivíduo não deve efetuar a captura da cobra sozinho, pois pode pôr em risco a própria vida e a do animal.

Os agentes também recomendaram aos moradores que, caso presenciem novamente algo do tipo, isolem o local em que a serpente se encontra e evitem aglomeração próximo à mesma, pois isso pode provocar estresse, fazendo com que a cobra reaja de maneira agressiva ao se sentir ameaçada.

Posteriormente, a serpente foi encaminhada para uma clínica veterinária, onde passou por avaliação médica e, na manhã desta terça-feira (17), foi devolvida ao habitat natural.

Sobre a serpente

A jiboia, integrante da família Boidae, destaca-se por pertencer a um grupo que engloba algumas das maiores serpentes do mundo. Conhecida cientificamente como ‘Boa constrictor’, esta espécie é notória pelo método de predação que envolve constricção, um processo onde a serpente enrola-se em torno de sua presa, exercendo pressão suficiente para causar a morte por asfixia.

A jiboia é encontrada em diversos habitats, variando de florestas tropicais a áreas semiáridas, e é amplamente reconhecida por sua capacidade de adaptação em diferentes ambientes.

Esta espécie, geralmente não venenosa e de temperamento dócil com humanos, ainda exerce um papel vital no controle de populações de roedores e outros pequenos animais, contribuindo para o equilíbrio ecológico.

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida e pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo