Após a repercussão da Portaria do DETRO, anunciando o aumento da tarifa nas linhas intermunicipais, o Grupo Salineira, responsável pelo transporte público na Região dos Lagos, emitiu uma nota informando que “as tarifas das linhas dos ônibus com ar-condicionado serão reajustadas para o valor de R$ 6,75, a partir da zero hora do dia 18 de fevereiro de 2023 (sexta-feira para sábado). As tarifas dos ônibus sem ar-condicionado permanecerão no valor de R$ 6,00”.
No entanto, o aviso pegou os usuários de surpresa e deixou todos confusos. A falta do ar-condicionado é uma reclamação recorrente dos passageiros. Atualmente nenhuma linha utiliza refrigeração e, faltando menos de 48h para a mudança, não ficou claro se o ar voltará a ser ligado e em quais linhas isso vai acontecer. Serão em todas? Só algumas? Quais?
Com isso, não tem como o passageiro se preparar para a mudança, já que ele não sabe mesmo se ela vai acontecer ou se vai atingir a linha que ele utiliza.
A portaria DETRO/PRES Nº. 1697 de 09 de fevereiro de 2023, publicada no Diário Oficial no dia 13 de fevereiro de 2023, ressalta que as permissionárias e concessionárias deveriam afixar ao lado da porta de entrada, no interior dos veículos, nos guichês de venda de passagens e nos meios eletrônicos próprios de comunicação, aviso informando aos usuários sobre a vigência dos novos valores praticados somente para as linhas, serviços e seções operadas com veículos equipados com ar-condicionado. Até o momento, apenas a nota oficial foi publicada pelo Grupo Salineira, mas os pontos e veículos, continuam sem nenhum aviso.
“Hoje eu quase passei mal dentro do ônibus porque eles estão sempre lotados, o pouco vento que entra não circula e o valor que pagamos era pra o mínimo de conforto que seria o ar-condicionado. Agora do nada eles querem aumentar a passagem? Como vou repassar isso pra empresa onde trabalho se não teve nenhum aviso? Vou ter que tirar essa diferença do meu bolso pra ir trabalhar?”, indagou André Soares, que utiliza a linha Araruama x Cabo Frio diariamente.
Para Dona Lucia Glos, o conforto durante a viagem parece distante, diferente do aumento pelo qual ela foi pega de surpresa: