Moradores do Baixo Grande, em São Pedro da Aldeia, denunciaram um caso de maus-tratos a animais ocorrido na tarde desta quinta-feira (14). Segundo as informações, um cavalo atrelado a uma carroça estava sendo brutalmente chicoteado por um grupo de rapazes.
Parte das agressões foi registrada em vídeo. De acordo com a denúncia, o animal foi chicoteado por pelo menos dois dos indivíduos. “Antes de gravar, o cavalo já tinha apanhado bastante. Quem estava batendo era um, mas quando filmei, o outro pegou o chicote”, relatou um dos denunciantes, que preferiu não se identificar.
Nas imagens, é possível ver que, enquanto o animal é puxado bruscamente por um dos agressores, um dos indivíduos, sentado na carroça, ri da situação. A expressão do animal é de dor. “Se eu pudesse, ia lá e batia neles igual. Um absurdo! O bichinho chegava a pular de dor”, afirmou outra pessoa que presenciou o ocorrido.
De acordo com os relatos, os moradores tentaram contato com a Polícia Militar por meio do número 190, mas não obtiveram sucesso. O Portal RC24h entrou em contato com a corporação, solicitando uma nota sobre o fato.
Por fim, os denunciantes informaram que o grupo deixou o local levando o animal.
É importante destacar que a violência contra animais é crime, conforme previsto pela Lei nº 9.605/98, no artigo 32, que pune com pena de reclusão de três meses a um ano e multa quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais.
Em casos do tipo, o indicado é ligar para o Linha Verde, programa desenvolvido pelo Disque Denúncia do Rio de Janeiro para que moradores possam denunciar crimes ambientais, especialmente contra a fauna e flora, bem como ameaças às áreas de preservação permanente, às Unidades de Conservação e maus-tratos aos animais.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.