Uma densa camada de fumaça tomou conta das cidades de Araruama, Iguaba Grande e Saquarema na noite deste domingo (28), causando transtornos para os moradores e dificultando a visibilidade. A origem da fumaça ainda é incerta, mas as autoridades investigam a possibilidade de queimadas em áreas de vegetação.
Diversos moradores das três cidades relataram o incômodo causado pelo nevoeiro. Alguns se queixaram de problemas respiratórios, como tosse e falta de ar, e contaram tiveram que manter suas casas fechadas.
“É muita fumaça, não é pouca não, é muita. Parece nevoeiro, mas é incêndio porque tem cheiro de queimada”, disse um morador.
Imagens aéreas capturadas de 2.500 pés de altitude mostram a extensão da grande nuvem, que cobriu grande parte das áreas urbanas das cidades. A visibilidade ficou reduzida a poucos metros.
O Corpo de Bombeiros informou que combateu três focos de incêndio em áreas de vegetação em Araruama, mas que as chamas foram controladas em cerca de uma hora.
Já a Defesa Civil de Iguaba Grande informou em nota oficial, que após buscas intensivas, não encontrou nenhum foco de incêndio no município.
Apesar da situação ter normalizado, as autoridades continuam investigando o caso.