Acontecerá nesta quinta-feira (24), no Hotel Paradiso Corporate, em Cabo Frio, o II Fórum de Segurança da Região dos Lagos. O evento abordará o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. A iniciativa é do Conselho Comunitário de Segurança (CCS) em alusão ao Agosto Lilás e ocorrerá entre 10h e 14h.
O evento contará com palestrantes convidadas. Entre elas, estão a tenente-coronel Cláudia Moraes, coordenadora da Patrulha Maria da Penha do Rio de Janeiro, e Karoline Mendez, superintendente de Autonomia Econômica da Mulher da Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro.
A presidente do CCS, Patrícia Cardinot, afirma que o objetivo da segunda edição do fórum é buscar melhorias para as mulheres e para a população em geral. “O encontro não é destinado apenas para mulheres, mas busca uma conscientização também para os homens. Eles devem se solidarizar com os casos de feminicídios e agressões, nas quais a maioria das mulheres se encontra sem a menor condição de defesa, sobretudo quando os homens não aceitam o término de relacionamentos”, explicou.
Segundo a organização, o objetivo do encontro é repetir o sucesso da primeira edição, na qual emendas parlamentares beneficiaram as forças policiais com aquisições de quadriciclos, jet skis, ambulâncias, entre outros, além de reforçar a segurança do acesso à Região dos Lagos, na altura do município de São Gonçalo.
O evento é direcionado a todos os prefeitos da Região dos Lagos, deputados estaduais e federais, e vereadores das cidades da região.
Também participam e apoiam o fórum os Conselhos Comunitários dos sete municípios da Região dos Lagos; o Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP); a Polícia Militar; o 25º BPM; o 4º Comando de Policiamento de Área (CPA); a Polícia Civil; a Polícia Federal; o Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRv); as Delegacias de Atendimento à Mulher (Deams); a Secretaria da Mulher do Estado Rio de Janeiro; as prefeituras e secretarias dos sete municípios da região dedicadas ao tema, as delegacias locais e também as comissões de Segurança Pública e da Mulher da Alerj.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.