Na noite de quinta-feira (27), foi inaugurada a nova iluminação do Forte São Mateus, marcando a entrega da primeira fase do projeto de restauração do monumento histórico de Cabo Frio. A ação, conduzida pela Secretaria da Cidade, contou com o apoio da Comsercaf, além das secretarias de Cultura e Meio Ambiente.
Além da instalação de novas luminárias, o forte passou por uma série de melhorias, incluindo pintura, troca das instalações elétricas, substituição do guarda-corpo, instalação de novas lixeiras, além de manutenção no portão de entrada e no telhado.
O vice-prefeito e secretário da Cidade, Miguel Alencar, ressaltou a importância da obra para a preservação do patrimônio e para o turismo local. “Esse é um dos principais pontos turísticos de Cabo Frio e um símbolo da nossa história. Essa revitalização garante mais segurança e conforto para os visitantes, além de preservar esse patrimônio tão importante para a cidade. Nossa gestão segue comprometida em cuidar dos espaços públicos e valorizar nossa cultura”, afirmou Alencar.
O prefeito Dr. Serginho também fez questão de destacar o trabalho realizado. “Por muitos anos, esse patrimônio histórico ficou abandonado. Mas não foi mágica que trouxe ele de volta à vida. Foi muito trabalho, dedicação e respeito pela nossa cultura!” afirmou o prefeito. Ele reforçou que o foco da gestão é cuidar de cada canto da cidade, resgatando a história e valorizando as tradições locais para beneficiar tanto a população quanto os visitantes.
O Forte São Mateus, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), é um marco da história de Cabo Frio. Construído no século XVII pelos portugueses, o forte desempenhou papel crucial na defesa da costa brasileira contra as invasões francesas e holandesas. Sua estrutura, feita de pedra e argamassa com cal e óleo de baleia, é um testemunho da história e da cultura local.
O Forte São Mateus está aberto para visitação todos os dias, das 8h30 às 17h, com entrada gratuita. A revitalização do local é mais um passo para garantir que o patrimônio de Cabo Frio continue sendo preservado e aproveitado pelas futuras gerações.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.