Em resposta a denúncias feitas por moradores do Cajueiro, no Peró, a prefeitura de Cabo Frio, numa operação conjunta com a Guarda Marítima e Ambiental e a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), realizou, neste início de semana, uma ação de fiscalização na região, onde constatou que a área estava sendo parcelada de forma irregular.
Durante a fiscalização, não foram localizados responsáveis pela atividade irregular. A área será agora monitorada de perto para evitar novas infrações. O local em questão é uma Área de Proteção Ambiental (APA), o que a torna sujeita a regras rigorosas de preservação e proíbe qualquer tipo de irregularidade que possa comprometer seu ecossistema.
A colaboração da população, por meio de denúncias, é fundamental para a efetividade dessas ações de fiscalização. As denúncias podem ser realizadas em sigilo total, por meio do telefone (22) 3199-1313 ou por e-mail meioambiente@cabofrio.rj.gov.br, ou em Tamoios, pelo semasa.adjtamoios@gmail.com.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.