Biomanguinhos está processando um milhão de doses da vacina por dia e mantém a estimativa de remessas semanais até meados de junho, pelo menos
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) programou para esta sexta-feira (14) a entrega de mais 4,1 milhões de doses da vacina Covid-19/Fiocruz ao Ministério da Saúde. Segundo a instituição, há insumos para produção somente até a semana que vem.
Com este lote, serão 34,3 milhões de vacinas disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), o equivalente a mais de 40% dos imunizantes para a Covid disponíveis no país.
A fundação também anunciou a chegada, no próximo dia 22, de mais uma remessa de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). Outra carga de IFA segue prevista para o dia 29.
Cinco entregas previstas
“A quantidade de IFA já disponível na Fiocruz sustentará a produção até meados da próxima semana, garantindo as entregas até a primeira semana de junho. Com as novas remessas, as entregas das três primeiras semanas de junho também estarão asseguradas”, informou a instituição.
O cronograma de entregas permanece semanal, sempre às sextas-feiras, conforme pactuado com o Ministério da Saúde.
No momento estão sendo processadas, no Centro Tecnológico de Vacinas (CTV/Biomanguinhos), um milhão de doses da vacina por dia. “A instituição segue avaliando alternativas para aumentar ainda mais essa capacidade”, disse a Fiocruz.
*Com informações do G1.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.