InícioMeio AmbienteFilhotes órfãos de gambá são inseridos novamente à natureza em São Pedro...

Filhotes órfãos de gambá são inseridos novamente à natureza em São Pedro da Aldeia

Animais receberam cuidados especiais por cerca de 20 dias antes de serem soltos em área de mata nativa

Cinco filhotes de gambá em São Pedro da Aldeia foram inseridos novamente à natureza nesta segunda-feira (18). Os animais ficaram órfãos após a mãe ter sido atacada por um cão, sendo resgatados pela Guarda Municipal. Nesse meio tempo, receberam os cuidados da servidora Natalia de Almeida até que ficassem totalmente fortalecidos.

Interessada pelo assunto, a assessora administrativa também está cuidando voluntariamente de outros filhotes órfãos, mais jovens. “Eu cuido porque gosto. Acredito que, por trabalharmos na Secretaria de Meio Ambiente, por mais que não seja a nossa área, precisamos ter esse amor. Pesquisei e estudei muito por nunca ter cuidado de filhotes de gambás”, afirmou.

Após receberem cuidados por cerca de 20 dias, que incluíram alimentação por meio de seringa, os filhotes já ingeriam frutas de forma independente e até escalavam as cortinas. “Agora, com certeza, esses filhotes que soltamos serão felizes na natureza. Estão em casa”, disse Natália. 

A Secretaria de Meio Ambiente ressalta que gambás não são nocivos aos seres humanos, pelo contrário. Eles possuem valor ecológico, já que ajudam a disseminar sementes, e colaboram para o controle populacional de pequenos invertebrados considerados pragas, como baratas e carrapatos. As maiores defesas desse marsupial são fingir-se de morto e exalar o tão temido cheiro desagradável. 

O  cidadão que encontrar um animal silvestre ferido ou em situação de perigo deve acionar a Guarda Ambiental do município por meio do telefone 153. Animais silvestres são protegidos por Lei Federal (Lei 9.605/1998) e devem ser respeitados.

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida e pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo