back to top
25/11/2024 — 22:58
  (Horário de Brasília)

Ferido, mico-leão-dourado é resgatado em Saquarema

Animal foi socorrido pela Guarda Ambiental da cidade neste domingo (28)

Compartilhe

Um mico-leão-dourado foi resgatado neste domingo (28) no bairro Guarani, em Saquarema. Segundo a Guarda Ambiental, o animal estava ferido, possivelmente devido a um atropelamento ou briga em seu grupo, e os moradores acionaram o serviço de resgate.

Os agentes capturaram o mico-leão-dourado e o encaminharam ao Instituto BW, uma ONG dedicada à preservação e reabilitação de animais silvestres na Região dos Lagos. O primata receberá tratamento adequado antes de ser devolvido ao seu habitat natural.

Endêmico do estado do Rio de Janeiro, o mico-leão-dourado é um primata que habita o bioma de Mata Atlântica, particularmente em áreas de baixada. Diurnos e sociáveis, esses animais vivem em grupos e se alimentam de frutos, insetos e pequenos vertebrados.

Atualmente, a espécie é considerada ameaçada de extinção, conforme a lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Além de sua importância ecológica como dispersor de sementes, o mico-leão-dourado contribui para a regeneração da Mata Atlântica, um bioma severamente impactado pelo desmatamento.

A Guarda Ambiental de Saquarema recomenda que qualquer pessoa que encontre um animal silvestre fora de seu habitat ou machucado entre em contato pelo telefone (22) 99279-0540 ou pelo e-mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br.

Ludmila Lopes

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo