InícioCulturaFeira Literária é aberta em São Pedro da Aldeia 

Feira Literária é aberta em São Pedro da Aldeia 

Terceira edição da FLISPA ficará em cartaz na Casa da Cultura até o dia 1º de novembro

Está aberta à visitação, na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, a terceira edição da Feira Literária de São Pedro da Aldeia, a FLISPA. Mais de 100 obras literárias, como romances, contos, antologias poéticas e livros infantis, estão em exibição e à venda no espaço.

O evento de inauguração aconteceu na segunda-feira (16) e contou com a presença dos autores participantes, apresentações de dança e teatro, além de recitação de poesias. A iniciativa é uma realização da Aldeia Editora com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. A FLISPA ficará instalada no espaço até o dia 1º de novembro, funcionando de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. 

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, discursou na abertura do evento de inauguração. “Estamos muito felizes em abrir as portas da Casa da Cultura para mais uma FLISPA. Parabéns ao Renato Fulgoni pela iniciativa, pela perseverança e empenho em promover essa feira, que agrega tantos escritores talentosos da nossa cidade e da nossa região. Que possamos valorizar cada vez mais a nossa literatura, que é um segmento que precisa muito do nosso incentivo. É um grande prazer para nós, da Secretaria de Cultura, apoiar esse evento e ver tantos trabalhos fantásticos sendo expostos aqui. Quero aproveitar para dizer que estamos com inscrições abertas no nosso edital de chamamento para contratação de artistas, que está contemplando também a categoria ‘performance literária’”, reforçou o secretário. 

A programação também foi marcada pelo lançamento da antologia poética “A Aldeia de Pedro – Poemas, Contos e Personalidades”, que reúne fotografias e composições alusivas aos patrimônios materiais e imateriais aldeenses e personagens que marcaram a história de São Pedro da Aldeia. Outro destaque do evento foram as homenagens aos poetas aldeenses Agenor Santos, Cordelino Teixeira Paulo e Victorino Carriço, considerados mestres da cultura e da literatura, que, por meio de suas obras, contribuíram para preservar a memória local. 

Em alusão ao Dia Nacional do Poeta, comemorado no próximo dia 20, o escritor Francisco Cantarelli foi convidado a fazer a leitura de seu soneto, “Matriz da Aldeia de São Pedro”, que integra a mais nova edição da antologia “Aldeia de São Pedro”. A composição poética apresenta a história da Igreja Matriz, símbolo maior do Centro Histórico da cidade, tombada em 1938 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

Organizador da antologia e idealizador da FLISPA, o escritor Renato Fulgoni também falou aos presentes. “Eu fico muito emocionado e feliz em ver a Casa da Cultura lotada em plena noite de segunda-feira. Eu sei da luta que é conseguir publicar um livro e vejo o esforço de cada escritor. Eu me orgulho muito desse projeto, de conseguir reunir tantos talentos e de podermos, todos juntos, honrar a literatura. Nesta edição da FLISPA, fiz um convite especial às artesãs na intenção de também honrar o nosso artesanato, porque as mesmas mãos que escrevem são aquelas que fazem arte, que bordam e que costuram”, destacou Renato Fulgoni, escritor e idealizador da FLISPA. 

Na oportunidade, os representantes do polo da Unifacvest de São Pedro da Aldeia anunciaram o sorteio de uma bolsa de graduação à distância na área da Tecnologia da Informação e de mais cinco cursos de aperfeiçoamento, também na modalidade EAD, pela Faculdade São Luís, para todos aqueles que adquirirem um livro na FLISPA. Além da venda dos livros, a edição deste ano conta com um estande de produtos artesanais confeccionados por empreendedoras da Casa do Artesão, com artigos diversos em crochê, tricô, MDF, papel machê e biscuit. 

Vindo da cidade de Mesquita-RJ, o escritor e poeta Pedro Silva é estreante na FLISPA e já acumula 23 anos de carreira. “É sempre muito bacana participar de feiras literárias e ver esse intercâmbio cultural acontecendo. Esse apoio da Secretaria de Cultura da cidade é muito importante e gera resultados muito positivos, porque proporciona um espaço de aproximação entre leitores e escritores e um incentivo para a aquisição de livros físicos, especialmente hoje em dia com os celulares tão presentes na vida dos jovens”, destacou o autor, que está lançando seu novo livro “Importunação Sexual”, que aborda temas relacionados à violência doméstica e Lei Maria da Penha. 

O evento foi encerrado com sessão de autógrafos. Anfitriã da noite, a diretora municipal de Cultura e co-autora da antologia “Aldeia de Pedro”, Giselle Lima, reforçou o convite à visitação. “Esse evento é uma grande celebração da magia das palavras e da criatividade dos escritores da nossa terra. Esperamos ver o nosso livro de visitas recheado de assinaturas. Nosso desejo é que todos tenham um tempo maravilhoso na FLISPA, que descubram novos mundos, mergulhem em histórias fascinantes e encontrem inspirações em cada página”, finalizou. 

O evento contou, ainda, com a presença do pesquisador e memorialista Geraldo Ferreira, do presidente da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, Rogério Veiga, da presidente da Associação dos Artesãos da cidade, Rita Bittencourt, e das representantes do coletivo cultural Flores Literárias, de Cabo Frio, Jaqueline Brum e Andrea Rezende, além de participações especiais do escritor Soares Barbosa e do poeta Jomar Dias, o Jomar Sapateiro, diretor do espaço cultural Casa do Poeta em Araruama-RJ. 

A programação cultural foi estrelada pela atriz Pamela de Souza, uma das contempladas pelo Edital de Chamamento de Artistas nº 01/2023, que apresentou um esquete de comédia, e do grupo de dança Kefi, formado por alunos da Escola de Artes Municipal Diretora Luiza Maria Leal Mendes. 

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida e pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo