Moradora da Reserva do Peró, em Cabo Frio, Janaína Martins da Silva, que enfrenta um câncer agressivo nos ossos, tem enfrentado momentos difíceis. A doença, que atingiu a bacia e a coluna, causou fraturas múltiplas e limitações severas, se fazendo necessária a aquisição de uma cama articulada elétrica. Para isso, sua família está promovendo uma ação solidária.
Aos 34 anos, Janaína luta contra a doença desde 2020. Diagnosticada inicialmente com câncer de mama, ela passou por uma mastectomia total da mama esquerda, onde foi retirado um tumor de 8 cm e 10 linfonodos. Mesmo após sessões de quimioterapia e radioterapia, a doença avançou para os ossos, comprometendo sua mobilidade e qualidade de vida.
A cama articulada elétrica é fundamental para permitir que Janaína, que é servidora pública, mude de posição com frequência, aliviando dores e desconfortos causados pela imobilidade. Atualmente, a que ela utiliza é inadequada, o que agrava sua condição e dificulta os cuidados necessários. Com os custos elevados e sem receber o salário referente ao mês de dezembro, a família, formada por seu marido Fernando e sua filha Alice, de seis anos, recorre a campanhas de arrecadação e doações para conseguir adquirir o equipamento.
Sem poder trabalhar devido à doença, Janaína depende do suporte financeiro de Fernando, que é autônomo, mas tem enfrentado dificuldades para manter uma rotina de trabalho regular enquanto cuida da esposa.
Ao longo do tratamento, a família conseguiu doações de itens como cadeira reclinável, cadeira de rodas e colchão especial, além de recursos para medicamentos e alimentação. No entanto, com o avanço da doença e a intensificação das necessidades, a cama articulada elétrica tornou-se uma prioridade urgente.
Quem quiser e puder ajudar, pode enviar qualquer valor para o Pix: 22 99797-1085
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).