17/01/2025 — 19:55
  (Horário de Brasília)

Ex-estudante da rede pública de Cabo Frio gabarita matemática no Enem

João Felipe Neves, de 20 anos, considera o incentivo de professores e projetos escolares fatores essenciais para gabaritar as questões

Compartilhe

Ex-estudante da rede pública de Cabo Frio, João Felipe Neves, de 20 anos, conquistou um feito raro ao gabaritar a prova de Matemática do Enem, atingindo 961,8 pontos, e alcançou uma média geral de 839,8 no exame. Ele estudou na escola João Rocha, onde cursou do 3º ao 5º ano do fundamental, e no Márcia Francesconi, onde concluiu o fundamental II.

Mesmo vivenciando períodos de greve, João avalia que os professores foram essenciais para sua trajetória. “Na virada do sexto pro sétimo (2016-2017), eu peguei uma greve bem longa e no oitavo e nono também foi comum haver dias com uma, duas horas de aula, mas sem greves longas. Contudo, os professores eram ótimos e a equipe da escola sempre foi super legal comigo”, relata João.

Foi na Escola Márcia Francesconi que ele participou de iniciativas que considera fundamentais para sua formação, como o projeto de cinema e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). “O projeto de cinema foi o grande destaque do meu fundamental II, foi muito importante pro meu desenvolvimento pessoal, especialmente quando o assunto é maturidade. Me ajudou bastante a aprender a trabalhar em equipe e liderar quando necessário, principalmente no terceiro filme que fizemos já no oitavo ano”, recorda.

Tânia Cristina, responsável pelo projeto de cinema, destacou o comprometimento do jovem com as atividades propostas. “Aluno aplicado, sempre motivado a ir além do que era proposto. Nunca faltava ao projeto, sempre um dos primeiros a chegar e último a sair. Brilhante desde sempre”, relembra.

Além disso, João também destaca a participação na OBMEP como um marco importante, atribuindo o incentivo ao professor de matemática, Ivan Campos. “Ele percebeu a minha facilidade em matemática (…). Nessa, a gente conversava bastante sobre assuntos um pouco mais aprofundados do que os que ele estava passando em sala”, relembra.

Ele conta que o professor não apenas o motivou a participar da competição, mas também forneceu materiais que o ajudaram na preparação. “Ele me deu acesso a livros do PIC, programa de iniciação científica, pelos quais eu estudei bastante”, afirma.

O resultado foi uma medalha de bronze no 9º ano, conquista que trouxe novas oportunidades, garantindo ao estudante uma participação oficial no Programa de Iniciação Científica (PIC) entre 2020 e 2021.

“A medalha de bronze me possibilitou fazer em 2020 e 2021 dois anos do próprio PIC, mas dessa vez oficialmente e com professores, não só pelos livrinhos. E aí a minha facilidade ganhou fundamento teórico. Desde então, meu olhar para matemática mudou”, conclui.

Após concluir o ensino fundamental, João iniciou o ensino médio no Instituto Federal Fluminense, mas a pandemia de Covid-19 trouxe novos desafios. “Meu primeiro ano só começou em novembro de 2020. Ele foi acabar em setembro de 2021 e a intenção deles era fazer o segundo ano entre setembro e dezembro do mesmo ano. Eu tranquei a matrícula e vim pra Juiz de Fora (MG) com minha família.”

Com a mudança, ele continuou os estudos em uma escola particular, onde concluiu o 2º e o 3º ano do ensino médio. Após um ano de curso preparatório, João consolidou seu resultado no Enem, alcançando a média geral de 839,8 pontos e realizando o feito raro de acertar todas as 45 questões de matemática. Na redação, ele tirou 940.

Nas redes sociais, os professores de João, tanto da época em que estudou em Cabo Frio, quanto os do curso preparatório, comemoraram o feito.

“Sempre falei que você ia longe, menino de ouro! Que maravilha, parabéns a você, seus pais e a todos que contribuíram para essa importantíssima conquista. Com certeza voará bem alto, na torcida sempre pelo seu sucesso”, disse Marilete Boy, ex-professora de João durante sua passagem no Márcia Francesconi.

“Esse feito é raro! Basta procurar e vai encontrar um número bem baixo de alunos que acertam todas as questões de matemática no Enem! Em alguns anos apenas dois alunos no Brasil, em outros três ou quatro, já tivemos anos em que apenas um ou nenhum gabaritou a prova de matemática! Um feito tão difícil que professores de todo o Brasil tentam fechar a matemática do Enem! É difícil mesmo! Por isso, o feito do João deve ser muito celebrado e comemorado, principalmente para inspirar outros estudantes!”, afirmou Luis Cláudio, um dos professores de João do curso preparatório.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo