InícioRegião dos LagosCabo FrioEstão sendo retiradas as construções irregulares na área do Quilombo de Maria...

Estão sendo retiradas as construções irregulares na área do Quilombo de Maria Joaquina

Loteamento foi embargado e responsáveis foram multados pelas equipes de fiscalização

Aconteceu, nesta quinta-feira (10), uma operação para a retirada de construções irregulares em terras pertencentes a comunidades quilombolas, no bairro Maria Joaquina. A fiscalização e a retirada de invasões atendem a uma ação movida pelo Ministério Público Federal, para que o poder público municipal contenha ocupações irregulares em áreas de quilombo.

A operação envolveu a prefeitura de Cabo Frio, em conjunto com a Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm), da Polícia Militar, também a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento, a Secretaria Adjunta de Regularização Fundiária e a Secretaria de Direitos Humanos e Segurança, por meio da Guarda Civil Municipal. Trata-se de mais um desdobramento das ações contra grilagem de terras cabo-frienses.

Quatro loteamentos irregulares, construídos em área quilombola, já foram embargados e os responsáveis multados, em dezembro do ano passado. Na manhã desta quinta (10), a fiscalização voltou ao “Loteamento da Felicidade”, onde seis construções estavam em andamento, duas delas quase concluídas.

INVASÕES NO PARQUE DO MICO-LEÃO-DOURADO

As ações de fiscalização também estão sendo realizadas na área do Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, que fica no bairro Centro Hípico, em Tamoios. Na quarta-feira (9), os fiscais encontraram área de desmatamento com início de acampamento e plantação de aipim e mamão.

“Isso configura o início de uma ocupação irregular, com desmatamento, dentro de uma área de proteção ambiental. Ninguém foi encontrado no local, mas o acampamento foi desfeito e a fiscalização vai ficar atenta a toda movimentação naquela localidade”, afirma a superintendente de Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento, Marcela Santanna.

Ainda segundo ela, dentro da área do parque foi retirado um muro, construído de forma irregular e também uma piscina, que estava sendo colocada em uma residência antiga, mas que não pode ter ampliação da área construída por estar dentro do Parque do Mico-Leão-Dourado.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo