Moradores, comerciantes e taxistas da área da Rodoviária de Cabo Frio estão denunciando o despejo de esgoto in natura nas proximidades do Supermercado Extra, situado no local. Na tarde desta quarta-feira (9), a equipe do Portal RC24h esteve no local para apurar o caso e verificou que a situação é mais grave do que inicialmente relatado.
Foi observado que um grande volume de esgoto, incluindo dejetos, escorre pelo meio-fio da rua. O esgoto estaria saindo de um buraco e de uma caixa de esgoto na região, mas não há confirmação oficial de qual seria a fonte exata do problema.
Os taxistas que trabalham próximos ao local relatam que já pediram providências ao gerente do supermercado, mas nenhuma ação teria sido tomada até o momento. Eles afirmam que o problema estaria se arrastando há mais de um ano e teria se agravado após as fortes chuvas da última semana.
Diante dos fatos, o RC24h entrou em contato com o Supermercado Extra, com a prefeitura de Cabo Frio e com a Prolagos, concessionária responsável pela rede de esgoto da cidade, para saber quem é o responsável pelo problema e o que será feito para solucioná-lo.
Sobre o caso, a Prolagos informou que “a situação apontada se refere à rede de drenagem pluvial, de responsabilidade do município“.
Já a prefeitura, em nota, disse “que o Departamento de Saneamento, ligado à Secretaria de Obras e Serviços Públicos, esteve no local e entregou ao estabelecimento duas intimações para cumprimento. Uma para a retirada das instalações do sistema de esgoto que se encontram no passeio público, causando o despejo irregular. Já a outra, determina, de forma imediata, a interrupção do lançamento de efluentes do sistema de esgoto na rua Inglaterra. Em caso de não cumprimento, o estabelecimento poderá ser multado“.
O supermercado, em nota, informou que medidas já estão sendo tomadas.
“A rede informa que já programou a manutenção e remoção dos resíduos de maneira imediata, com o apoio de uma empresa especializada que já estava em processo de contratação. Além disso, esclarece que cumprirá as determinações previstas nas notificações entregues pela Prefeitura na data de hoje (9). A rede enfatiza que pauta suas ações no respeito aos clientes e à comunidade onde suas lojas estão inseridas e permanece à disposição para esclarecimentos”.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.