As votações para conselheiros tutelares estão chegando. A escolha dos representantes para o quadriênio 2024/2027 do órgão que zela pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente é unificada em todo o Brasil e será realizada no dia 1º de outubro.
Cada Conselho Tutelar tem cinco membros titulares, que são escolhidos em eleição direta, por voto popular, mas que não é obrigatório.
Em São Pedro da Aldeia, a votação acontece de 8h às 17h. Para participar, o eleitor ou eleitora deve apresentar documento oficial com foto e o título de eleitor, que pode ser pelo app e-título.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) aldeense divulgou os locais de votação e seções correspondentes para a eleição dos novos conselheiros tutelares do município. Foram disponibilizados 19 polos, distribuídos nos bairros Alecrim, Baixo Grande, Balneário das Conchas, Balneário São Pedro, Boqueirão, Campo Redondo, Centro, Cruz, Fluminense, Jardim Soledade, Ponta do Ambrósio, Porto da Aldeia, Porto do Carro, Praia Linda, Recanto do Sol, Retiro, Rua do Fogo e São João. Clique aqui para acessar o documento.
Ao todo, 24 candidatos concorrem às cinco vagas de membros titulares. Confira quais são:
Os novos conselheiros tutelares terão um mandato de quatro anos, com carga horária de 40h semanais e atendimento ao público das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Após as 18h e aos sábados, domingos e feriados, haverá escala de plantão estabelecida pelos próprios membros.
O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar de São Pedro da Aldeia é coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Todos os detalhes relacionados ao processo eleitoral estão disponíveis no Edital nº 01/2023 – CMDCA, publicado no site oficial da Prefeitura aldeense. Clique aqui para acessar os documentos relacionados ao processo.