Polícias Militar e Civil desmentiram a informação e nenhuma ocorrência de sequestro foi registrada
Uma informação falsa sobre tentativa de sequestro de crianças está sendo compartilhava massivamente nas redes sociais na Região dos Lagos, principalmente nos município de Cabo Frio e São Pedro da Aldeia. Diversos internautas já entraram em contato com o Portal RC24h para verificar a autenticidade da informação.
Em áudios e fotos, os relatos são sobre dois diferentes ‘sequestradores’: um Peugeot de cor preta e motorista loiro e Grand Siena prata, com um casal, que estariam perseguindo crianças e tentando capturá-las. “Pegaram 2 crianças já em Cabo Frio. Uma delas é uma menina de 6 anos que mora no Guarani”, diz um internauta em um dos compartilhamentos.
A notícia, que ganhou força principalmente nos grupos de WhatsApp, não passa de uma fake news. O Portal RC24h apurou com as polícias Militar e Civil, que desmentiram o boato.
De acordo com a delegada titular da 125 DP, em São Pedro da Aldeia, Camila Pegorim, não há nenhum registro de ocorrência sobre o caso e os possíveis sequestradores.
A Polícia Militar, por meio da comunicação do 25º BPM de Cabo Frio, informou que se trata de um áudio antigo e que até o momento não houve nenhum caso relacionado.
O casal que aparece nas imagens, sendo acusado de estar sequestrando crianças, fez um vídeo na frente da 126 DP, em Cabo Frio, após registrar um boletim de ocorrência. Eles explicam que não tem relação com o caso e não são criminosos.
“Não sabemos nem dirigir”, afirma a mulher nas imagens.
As Fake News tem se tornando uma grande força de desinformação e podem levar a população ao medo. É importante que, antes de compartilhar, verifique a autenticidade dos fatos em fontes confiáveis e de credibilidade e, caso haja dúvidas, consulte autoridades, nunca repassando noticiais duvidosas por meio das redes sociais.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.