InícioCabo FrioDois homens são detidos em ação de combate à pesca predatória em...

Dois homens são detidos em ação de combate à pesca predatória em Cabo Frio

Agentes da Guarda Marítima e Ambiental do município atuaram na operação na terça-feira (11)

Com o objetivo de preservar a biodiversidade da Lagoa de Araruama e impedir a pesca predatória, agentes da Guarda Marítima e Ambiental de Cabo Frio participaram de uma ação de combate a atividades pesqueiras irregulares na Lagoa de Araruama, na terça-feira (11). A fiscalização ocorre periodicamente, com participação do Ministério Público Federal (MPF), com o objetivo de manter o equilíbrio pesqueiro na lagoa.

Realizada em parceria com as guardas ambientais dos municípios de São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama e Arraial do Cabo, e com a Unidade de Policiamento Ambiental (UPAM), a operação encaminhou dois infratores para a Delegacia de São Pedro (125ª DP), e apreendeu uma rede tróia de 10mm com 40 braças. Segundo a normativa interministerial MPA/MMA nº2, de 16 de maio de 2013, as malhas permitidas são de 12mm. Os detidos responderão por crime ambiental.

“Os infratores estavam utilizando malhas de 10mm e 8mm. Às vezes usam até menores, o que causa a captura de peixes e crustáceos pequenos que não chegaram à fase da puberdade, sem potencial para a reprodução. Essa ação configura um crime ambiental e pesca de caráter predatório”, disse o superintendente do Grupamento Marítimo e Ambiental de Cabo Frio, Evandro Soares da Silva.

A atuação de patrulhamento ocorreu nas áreas 1 e 2 da Lagoa de Araruama, em Cabo Frio. O local compreende a orla das Palmeiras, Ilha do Anjo, Canal Itajuru e Boca da Barra. Em São Pedro da Aldeia o patrulhamento esteve em áreas como Mossoró, Porto da Aldeia e Ponta do Ambrósio, entre outros.

Além das ações rotineiras, as atividades fiscalizatórias são intensificadas durante o período de defeso total da Lagoa de Araruama, em setembro, outubro e novembro, que visa proteger e resguardar a reprodução das espécies.

Letycia Rocha
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida. Atuou como produtora/repórter na Lagos TV e Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo. Colabora no jornal O Dia e Blog Cutback.
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content