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DIA DAS MÃES 2023/ Apesar de movimento fraco, expectativa do comércio é que vendas aumentem na véspera da data em Cabo Frio

Considerada a melhor data para o varejo depois do Natal, comerciantes acreditam que consumidores estão deixando o mimo para última hora

Com a proximidade do Dia das Mães, celebrado neste ano no dia 14 de maio, os lojistas de Cabo Frio estão confiantes com o aumento das vendas. Considerada a melhor data para o varejo depois do Natal, o comércio espera que o movimento, considerado fraco por enquanto, melhore desta quinta-feira (11) em diante.

Eduardo Matos, dono de uma loja de cosméticos, percebeu uma queda de 30% em relação ao último ano, ao contrário da mesma loja localizada no bairro Jardim Esperança, que teve um aumento na procura.

No Centro, há presentes para todos os gostos, estilos e preços, como roupas, sapatos, acessórios, eletrônicos e itens de beleza. Para quem prefere agradar com cestas e chocolates, há opções já montadas com preços e tamanhos variados, de R$30 a R$90 e as pré-montadas, onde o cliente escolhe qual chocolate colocar.

Já na opção de bijuterias, maquiagens e produtos de ‘skin care’, a extensa variedade de produtos e valores pode ser um atrativo a mais. Na loja Fashion Biju, também tem kits já montados com valores entre R$69,90 e R$199,90, mas também existe a possibilidade de montar o kit de acordo com o valor que o cliente está disposto a pagar, com a ajuda das vendedoras. Para a gerente Tatiane Oliveira, as vendas estão aumentando gradativamente em relação a semana passada. Ela, que também é mãe, também espera ganhar pelo menos uma lembrança. “Não sei o que vou ganhar. Hoje em dia a situação está difícil para todo mundo, mas um brinquinho, um abraço, uma florzinha, vale a pena, né?!”

Suelen Braga, gerente de uma rede de móveis e eletro, acredita que a chuva forte que caiu nesta quarta-feira (10) afastou um pouco os clientes, mas está confiante que entre a tarde desta quinta (11) e a sexta-feira (12), a procura pelo presente ideal aumente.

Quem procura uma opção mais afetiva, a empreendedora Marilac Braga oferece kits de produtos feitos a mão pelo ateliê Azul Amarelo (@azulamarelo_), como camisas, ecobags e almofadas personalizadas. As encomendas estão encerradas, mas ainda há kits disponíveis com valores entre R$35 e R$100.

Para quem, além do presente, pretende levar a mamãe para um almoço especial, o Village Restaurante oferece um cardápio variado e uma promoção “pra lá de especial”. Apresentando um print do anúncio ao lado, é oferecido um desconto de 20% no pagamento em dinheiro ou pix. O restaurante fica na Rua Jorge Lóssio, Nº 1390, na Vila Nova.

Cenário nacional

De acordo com um levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, revela que 79% dos consumidores devem realizar pelo menos uma compra no período. A expectativa é de que aproximadamente 128,7 milhões de brasileiros presenteiem alguém este ano, o que deve movimentar uma cifra próxima de R$ 33,2 bilhões nos segmentos de comércio e serviços.

As principais presenteadas serão as mães (78%), a esposa (18%) e a sogra (16%). O levantamento aponta que 23% dos consumidores devem gastar entre R$ 101 a R$ 200 com os presentes, enquanto 22% mais de R$ 400.

A pesquisa revela que no Dia das Mães deste ano, os produtos campeões de venda devem ser as roupas, calçados ou acessórios (46%), perfumes (42%), cosméticos (23%) e chocolates (23%).

Entre os entrevistados, 47% planejam comemorar na casa da mãe, 26% em sua própria casa e 7% vão almoçar fora.

As lojas físicas aparecem como o principal local de compras dos consumidores: 72% afirmaram que pretendem comprar a maioria dos presentes presencialmente, sobretudo nos shopping centers (31%) e em lojas de rua (18%).

Nas vendas on-line, de acordo com o estudo do Mercado Livre, itens de beleza, cuidados pessoais, moda e eletrônicos se destacam nas buscas dos consumidores em abril em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Compras no “jeitinho brasileiro”

O mesmo levantamento estima que aproximadamente 13,9 milhões de brasileiros devem comprar os presentes em cima da hora, ou seja, nestes dias que antecedem a data.

De acordo com o levantamento, 46% dos consumidores compraram o(s) presente(s) na primeira semana de maio e 28% no mês de abril, enquanto 11% comprarão apenas nas vésperas do Dia das Mães (principalmente as classes C/D/E), o que representa 13,9 milhões de consumidores. No total, a data deve levar 128,7 milhões de brasileiros às compras, com uma movimentação de R$ 33,2 bilhões no comércio.

Manual de compras

O Procon Estadual publicou nesta semana um guia com orientações valiosas para quem deseja comprar presentes para o Dia das Mães. O manual contém informações úteis para compras em lojas físicas e virtuais, além de fornecer orientações sobre direitos do consumidor e cuidados a serem tomados.

O Procon recomenda que os consumidores façam pesquisas antes de comprar, já que o mesmo produto pode apresentar diferenças significativas de preço em lojas diferentes.

O guia também inclui instruções para compras online, como evitar o envio de cópias de documentos pessoais por aplicativos de mensagens e verificar a reputação do site para garantir uma compra segura.

Além disso, o guia aborda outras questões importantes, como atrasos na entrega, trocas de produtos, o direito de arrependimento em compras fora do estabelecimento comercial, e esclarecimentos sobre filas e cobranças adicionais em bares e restaurantes.

O presidente da autarquia falou sobre a cartilha e as ações para reprimir possíveis irregularidades no comércio:

“O Procon sabe que o dia das mães é uma das datas que mais movimenta o comércio. Por esse motivo, divulgamos dicas úteis visando orientar consumidores e também fornecedores. Além disso, faremos fiscalizações orientadoras, anterior ao dia das mães, com o objetivo de adequar de imediato possíveis irregularidades e coibir abusos, garantindo o equilíbrio na relação se consumo”. 

Aspirante a jornalista. Mineiro morador de Cabo Frio, apaixonado por telejornalismo e pelo interior do Rio. Entre idas e vindas, jovem aprendiz no Portal RC24h desde 2020

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