O Detran-RJ lançou nesta terça-feira (25) o processo simplificado para segunda via da habilitação (CNH). Será de forma totalmente eletrônica, on-line, pelo posto digital.
O cidadão só terá de comparecer à unidade do Detran-RJ de sua escolha na hora de receber o novo documento.
Para que o pedido possa ser feito pelo posto digital, o usuário não poderá fazer qualquer mudança de dados cadastrais da sua CNH. O sistema vai aproveitar a foto e os dados biométricos registrados no Detran-RJ para produzir a nova via do documento. Quem quiser alterar os dados terá de ir a um posto do Detran-RJ pessoalmente.
Solicitação simplificada da 2ª via da CNH
- – Tem que pagar o Duda de R$ 173,03
- – Pedido pelo Posto Digital do Detran-RJ
- – Sem agendamento de atendimento presencial para emissão
- – Só para casos sem mudança de dados cadastrais
- – Utiliza a foto e os dados biométricos já registrados
- – No pedido simplificado não é necessário fazer exame médicoIda ao posto só para retirada em horário agendado, em sete dias
Os usuários que tiverem direito à isenção da taxa continuarão agendando o atendimento presencial. É o caso das vítimas de furto ou roubo que apresentarem o Registro de Ocorrência e dos idosos. O documento original precisa ter sido emitido no Estado do Rio de Janeiro.
O posto digital está disponível no site do Detran-RJ. Ele foi lançado em 2021 e permite ao usuário se conectar ao sistema usando login e senha para realizar procedimentos como obter documentos, por exemplo.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.