18/07/2025 — 00:57
  (Horário de Brasília)

Descarte irregular em mangue de Cabo Frio resulta em autuação e multa ambiental

Fiscalização conjunta das secretarias de Meio Ambiente e Segurança flagra responsável durante patrulhamento e reforça canais para denúncias anônimas

Compartilhe

Na noite desta terça-feira (1), agentes da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima e da Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Cabo Frio, por meio da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e da Guarda Marítima e Ambiental (GMA), flagraram o descarte irregular de resíduos da construção civil em uma área de mangue no bairro Palmeiras, localizada atrás do shopping local.

Durante patrulhamento de rotina, as equipes identificaram o momento exato em que o material estava sendo despejado no local. A fiscalização ambiental registrou o caso por meio de relatório com parecer técnico, o que possibilitou a autuação do responsável, que foi encaminhado à delegacia, além da aplicação da multa ambiental prevista na legislação.

O secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, Jailton Nogueira, destacou a relevância do trabalho integrado entre as forças de fiscalização para a obtenção de resultados efetivos. “Esse tipo de flagrante é raro, pois normalmente a infração ocorre à noite, em locais afastados e de difícil acesso. A presença constante das equipes nas ruas tem sido fundamental”, afirmou.

Jailton Nogueira também reforçou que o descarte de resíduos da construção civil deve ser realizado exclusivamente por meio de caçambas ou empresas licenciadas, com transporte adequado e emissão do manifesto de resíduos. O descarte irregular configura crime ambiental, sujeito a sanções administrativas e criminais.

A Prefeitura de Cabo Frio mantém o compromisso de garantir o anonimato dos denunciantes de crimes ambientais. Denúncias podem ser feitas pelo e-mail meioambiente@cabofrio.rj.gov.br ou pelo telefone (22) 3199-1313.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias